Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Colomba Pascal com gotas de chocolate e paçoca

17 de Março, 2015
Receita: Colomba Pascal com Gotas de Chocolate e Paçoca
Olá, dei uma sumidinha, né? Explico. No fim de semana participei de uma freezer party na casa de uma amiga, e acabei focando nisso por uns bons dias. E se você desconhece o termo, vá se acostumando com ele, pois pretendo participar de muitas outras festinhas dessa. Guarde bem o nome, pois outro dia explico tim por tim, porque hoje estou acabada.

Gente, estou com sono crônico (mal de mãe?), eu durmo e acordo com sono, haha. Terrível para produtividade. Ficar acordada durante o dia tem sido uma luta, literalmente.

E foi bem por causa do cansaço extremo que a minha amiga e eu fizemos a freezer party, pra tentar desafogar a semana e descansar melhor. 

Agora falando dessa colomba, só posso te dizer que é coisa de outro mundo. Misturar chocolate com paçoca foi invenção do meu marido, isso é tipo bis pra ele, impossível comer só um. haha

Ficou muito bom, e bem úmido por dentro. E eu estava aguada por fazer colomba já tem bem uns 5 anos, e nunca conseguia me programar para fazer, esse ano deu certo e pretendo fazer mais vezes. O sabor lembra panetone, mesmo não indo nada de essência ou frutas cristalizadas (será coisa da minha cabeça?), mas enfim, achei parecido. A paçoca por cima deixou a colomba bem diferente. Faça e verásss. 

Beijos minha gente. E vamos com tudo que hoje ainda é terça-feira xD


Receita: Colomba Pascal com Gotas de Chocolate e Paçoca

Receita: Colomba Pascal com Gotas de Chocolate e Paçoca

Ingredientes

Massa
Farinha de trigo: 500 g
Fermento biológico: 30 g
Manteiga: 100 g
Açúcar: 100 g
Gema de ovo: 5 unidades
Mel: 30 g
Sal: 1 colher de café
Leite: 1/2 xíc. (chá)
Raspas de laranja: 1 unidade
Recheio
Gotas de chocolate: 200 g
Cobertura
Claras de ovo: 5 unidades
Paçoca: 250 g
Açúcar de confeiteiro: 200 g
Amendoim, tostado, sem pele: 100 g
Rendimento: 1 porções
Tempo de preparo:
Disponível em:
Enviada por:

Modo de preparo

Receita adaptada do Ig Receitas.
Massa

- Coloque o fermento em um recipiente pequeno e esfarele com as mãos. Adicione duas colheres de sopa de farinha de trigo, quatro colheres de sopa de água morna e misture. Cubra com filme plástico e reserve. 
- Em uma tigela grande, junte o restante da farinha de trigo e a massinha que estava reservada. Faça um buraco no centro da farinha e acrescente as gemas, o açúcar, o sal, o mel e por último as raspas de laranja. 
- Mexa a massa com as mãos, misturando bem os ingredientes. Em seguida, bata a massa na batedeira com a ajuda do gancho. Bata até que a massa fique em ponto de véu.
- Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e acrescente as gotas de chocolate. Envolve o chocolate com a massa e mexa para distribui-lo igualmente. 
- Divida a massa em 4 pedaços iguais para fazer uma colomba grande (8 para fazer 2 médias, e 12 para fazer 3 pequenas). Junte dois pedaços e faça um rolinho, e molde os outros 2 pedaços (veja a foto como fica depois de moldado). Acomode os 3 pedaços moldados na fôrma. 
- Deixe descansar por 30-50 minutos, ou até dobrar de tamanho. 

Cobertura
- Misture a paçoca esfarelada, metade do açúcar de confeiteiro e as claras. Com uma espátula, coloque a cobertura sobre a colomba. Jogue os amendoins por cima e peneire o restante do açúcar de confeiteiro.
- Asse em forno preaquecido a 180º por 30 minutos. 

 

Deixe um comentário

Receita: Colomba Pascal com Gotas de Chocolate e Paçoca

LOGIN





Pinterest

Facebook

Instagram