Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

     Você é daqueles que vive com a geladeira e dispensa cheias, a conta bancária zerada e vira mexe percebe que não tem nada para comer na sua casa? Mesmo com dispensa cheia, pedir comida ou comer fora parece mais fácil do que fazer em casa? 

Como economizar dinheiro no supermercado (5 simples passos!)

26 de Março, 2015
     Você é daqueles que vive com a geladeira e dispensa cheias, a conta bancária zerada e vira mexe percebe que não tem nada para comer na sua casa? Mesmo com dispensa cheia, pedir comida ou comer fora parece mais fácil do que fazer em casa? 
Pois é, isso acontecia muito aqui casa, tínhamos tudo e nada ao mesmo tempo. E sabe porque? Porque não planejávamos nossas compras de supermercado

     Planejar não é algo super legal de fazer, não mesmo. Mas é necessário. Só planejando as suas refeições e compras é que você vai conseguir economizar dinheiro e usá-lo para outras coisas que são importantes também (incluindo quitar dívidas) 

     O planejamento alimentar vai te fazer economizar dinheiro, mas também vai te poupar um bom tempo. Em média gastamos 1h a 1h30 em cada ida ao supermercado. Hoje faço coisas mais legais com esse tempo do que enfrentar fila, aquela multidão de pessoas e ficar procurando vaga para estacionar o carro. Me sinto mais feliz e menos estressada hoje, do que quando ia as compras com mais frequência. 

     Abaixo estão algumas dicas pessoais e que me ajudaram a conquistar uma economia de 50% nas despesas da minha família com comida, e sem perder qualidade, pois continuamos comendo as mesmas coisas de sempre. O que mudou foram os cortes com compras duplicadas e desnecessárias. 

 
1 -  Evite ir ao supermercado para comprar só um item 
Dentre os produtos que consumimos no dia a dia, poucos, pouquíssimos mesmo, são insubstituíveis ou irão fazer falta se ficarmos 1-2 dias sem eles. Por isso evite ao máximo ir ao supermercado para comprar só 1 item. Você pode ter certeza de que vai ser difícil sair da loja sem mais produtos. É quase impossível não pensar que já que você esta ali, não pode perder a viagem, então é melhor comprar mais que um produto. RESISTA. 
 
2 - Só compre o que já acabou 
Pare de comprar de maneira paliativa, ou seja, comprar um produto antes que o que você tem em casa tenha realmente acabado. Comprando dessa maneira você pode acabar ficando com produtos duplicados sem necessidade. Por isso espere acabar completamente o que você tem casa antes de comprar outro igual. 
 


3 - Faça um inventário dos produtos que você tem
Pode ser um pouco trabalhoso, mas o resultado vai te fazer economizar pelo menos uma ida ao supermercado. Vale a pena anotar tudo que você tem na geladeira e na dispensa, e com base nesses ingredientes criar o plano alimentar da semana. Além de economizar tempo, você também vai economizar um bom dinheiro,  evitando assim comprar produtos que já possui. 
 
4 - Limite os dias de compras semanais para no máximo 2 dias

Os supermercados são montados de maneira que você gaste o máximo possível. Por isso é importante evitar ir sem necessidade.
Mas se você gosta de fazer compras semanais, limite para no máximo 2 dias por semana. Eu gosto de ir no Makro aos domingos, e as quartas-feiras compro leite, legumes e verduras em outra loja.

 
5 - Monte a lista de compras ao longo da semana 

Crie o abito de ir ao supermercado com uma lista de compras em mãos, e tente ao máximo não sair dela. O ideal é criar a lista ao longo da semana ou mês (se fizer grandes compras mensais) e escrever na lista assim que os produtos acabarem na sua casa. Deixar para criar a lista no dia de ir as compras pode te estressar sem necessidade e você acabar esquecendo algum item importante. 


     E você, tem alguma dica para economizar dinheiro com as compras de supermercado? Conte-nos e ajude outras pessoas a economizarem dinheiro e tempo. 

Beijos, 

Cassis. 

Deixe um comentário


LOGIN





Pinterest

Facebook

Instagram