Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Como organizar sua geladeira e despensa de maneira eficiente

01 de Novembro, 2015
Como organizar sua geladeira de maneira eficiente | Cozinha Legal
Minha geladeira ANTES! Vontade de sair correndo e chorar por uns dois dias seguidos. 


No post anterior (molho bolonhesa na slow cooker) comecei a falar sobre como faço para congelar comida para o mês inteiro em apenas um fim de semana. Se você cansou de jogar comida fora, e quer diminuir o desperdício não perca os próximos posts. 

Fazer comida para congelar é muito sobre economia de tempo, de dinheiro e praticidade no dia a dia, mas acredito que o ponto principal seja acabar com os "restos" que vão ficando na geladeira e na despensa. Então, é por aí que vamos começar. 

Acabando com os "restos"

Primeira coisa que você vai fazer é um inventário do que você tem em casa, esqueça as receitas, panelas, e tempo. Esqueça tudo isso. A primeira coisa é saber exatamente o quanto você já tem de carnes, legumes, verduras, massas e consequentemente organizar a geladeira/freezer para receber os pratos prontos para congelar depois.

Essa parte é tão importante, e pode te poupar tanto dinheiro, que muitas vezes consigo criar um menu para semana toda só com o que já tenho em casa. É impressionante a quantidade de comida que vamos deixando no fundo do freezer e geladeira. As vezes sinto que existe um mundo a parte lá dentro onde as comidas se escondem e eu as perco de vista até elas apodrecerem, e consequentemente virarem lixo.

Meu planejamento é super simples: tiro TUDO da geladeira e separo o que ainda pode ser consumido e o que não tem mais salvação. Em seguida, anoto num caderninho a quantidade, e mais ou menos o peso. Faço a mesma coisa na despensa. Separado o que vai para o lixo e o que fica, é hora de limpar a geladeira e o freezer. 
Nada de usar produtos de limpeza muito fortes, utilize apenas uma flanelha com água e detergente de pia. Seque com um pano seco, e coloque os alimentos da geladeira de volta no lugar. 

Pronto! Agora você tem espaço no freezer para colocar as receitas prontas. É bem complicado fazer esse tanto de comida e não ter onde guardar depois, então, comece certo: LIMPE A GELADEIRA.

Lembre-se sempre disso, e se possível, mantenha seu inventário sempre atualizado. Ai quando for ao supermercado, você já sabe quanto tem mais ou menos de cada coisa, e assim evita de comprar produtos iguais. 

Como organizar sua geladeira de maneira eficiente | Cozinha Legal
Minha geladeira DEPOIS! Freezer lotado, e geladeira praticamente vazia. Aproveitamento máximo do que já tinha em casa.

Deixe um comentário

Como organizar sua geladeira de maneira eficiente | Cozinha Legal

LOGIN




Pinterest

Facebook

Instagram