Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Essa é a melhor receita de panetone caseiro que você já viu. Passo a passo de como fazer um panetone caseiro maravilhoso, fácil e de dar água na boca. 

Panetone caseiro: Aprenda a massa básica e faça em casa

04 de Dezembro, 2019 por

Essa é a melhor receita de panetone caseiro que você já viu. Passo a passo de como fazer um panetone caseiro maravilhoso, fácil e de dar água na boca. 

Passo a passo de como fazer panetone caseiro tradicional

Essa é a melhor receita de panetone caseiro que você já viu. Passo a passo de como fazer um panetone caseiro maravilhoso, fácil e de dar água na boca.

Essa massa é a base para que você possa fazer, além do panetone caseiro tradicional, o delicioso chocotone e outros mais, com diversos recheios como, uva passa, frutas cristalizadas, gotas de chocolates, damascos, entre outros.

Seu panetone / chocotone fica seco? Saiba porque!

Se você já tentou fazer panetone outras vezes e não ficou do jeito que você queria, se acalme...seus problemas acabaram, pois aqui estão as melhores dicas de como fazer o melhor panetone caseiro, muito macio e saboroso.

Você já parou para ler os ingredientes descritos nas embalagens de panetones comprados? Eles se mantêm com  a mesma consistência por muito tempo, pois em sua massa industrializada há muita adição de conservantes, e são eles que não os deixa ressecar. 

Essa é a melhor receita de panetone caseiro que você já viu. Passo a passo de como fazer um panetone caseiro maravilhoso, fácil e de dar água na boca.

O panetone caseiro, em sua maioria, não leva na receita aditivos químicos, então, existe maior probabilidade dele ressecar. A maneira como ele é embalado e conservado também interfere em sua maciez, sendo assim, basta manter seu panetone beeeemmm fechadinho em um saco plástico e ele ficará macio por muito mais tempo. Mas, não é só isso... (aqui está o pulo do gato rsrs)!!!

Você pode acrescentar nessa massa um pouco de Lecitina de soja, que é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e de suplementos. Esse toque deixará sua massa ainda mais especial.

O cheirinho de Natal está no ar

O Natal vem chegando e junto com ele vem aquele cheiro de panetone e de tantas coisas boas. O panetone já é uma  tradição no Natal há muuuuito tempo! E você sabe a história dele? 

O panetone tem sua origem em Milão. No século XV, um padeiro chamado Toni, tinha uma bela filha que estava sendo cortejada por um aristocrata - um homem da nobreza - e, para ficar perto de sua amada, foi trabalhar na padaria de Toni , como aprendiz. Ele criou essa receita para conquistar sua amada. Como o sucesso foi total, a receita ficou conhecida como Pan di Toni. 


(Foto: Eline Prando do Mel e Pimenta). Panetone esfriando de cabeça para baixo. 

No Brasil, essa receita maravilhosa chega através da família Bauducco, no ano de 1948, que, vindos de Turin, na Itália, trazem para cá a receita da família e difundem essa maravilha, que é o panetone e que faz sucesso até hoje.

Mãos à obra!

Agora que você já sabe esse segredinho, que tal escolher o ingredientes que irão incrementar o seu panetone?

Por aqui eu fiz com damasco, mas já provei com as gotas de chocolate e frutas cristalizadas e fica maravilhoso! Uva passa também cai super bem nessa massa.

Além desses recheios, você também pode acrescentar nesse panetone caseiro uma cobertura de ganache, fica uma delícia. 

GANACHE DE CHOCOLATE COM NUTELLA®

E para acompanhar, uma bola de sorvete é uma ótima pedida.

Faça o seu panetone ou chocotone e me conte como ficou, qual seu recheio escolhido e como foi servido. Vou adorar saber !!

E que tal mais receitas de Natal para preparar aquela Ceia inesquecível?
Rendimento: 2 porções
Aproximadamente 280 kcal por porção
Preparo:
Realização:
Categoria: Pão doce
Cozinha: Brasileira
Disponível em:
Por:
Palavras-chaves: panetone caseiro / uva passa / ceia de natal / chocotone / chocolate / pão doce

Ingredientes

Esponja
Água: 150 ml
Fermento biológico seco: 6 g
Farinha de trigo: 200 g
Massa
Farinha de trigo: 300 g
Água: 50 ml
Gema de ovo: 4 unidades
Manteiga: 100 g
Açúcar: 100 g
Sal: 1/2 colher de chá
Raspas de laranja: 1 unidade
Frutas cristalizadas: 150 g
Essência de baunilha: 1 colher de sopa
Fôrma para panetone médio (15cm): 2 unidades

Modo de preparo

Esponja do panetone: 
- Coloque todos os ingredientes da esponja em uma tiigela média, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora em local seco e arejado. 

Massa: 
- Coloque em um bowl pequeno as gemas e a água, bata ligeiramente com um garfo. 
- Em outra tigela coloque a manteiga amolecida, o açúcar e a baunilha. Misture bem.
- Quando a esponja estiver crescida, adicione a mistura de gemas e água e mexa bem usando uma espátula até obter uma mistura cremosa e homogênea.
- Acrescente o sal e aos poucos, coloque quase toda a farinha de trigo. Reserve ¼ de xícara para finalizar. A massa ficará um pouco seca, logo em seguida adicione a mistura de manteiga com açúcar e misture, envolvendo a massa com a gordura.
- Coloque a massa na tigela da batedeira planetária, usando o batedor em formato de gancho. Bata em velocidade baixa por 15 minutos, durante esse processo, adicione um pouco mais de farinha, mas sem exagero, a massa precisa fica um pouco pegajosa. 
- Quando a massa atingir o ponto de véu*, retire da batedeira, adicione as raspas de laranja, as frutas cristalizadas (ou gotas de chocolate) e misture com uma espátula para integrar.
- Unte um bowl com óleo, transfira a massa para esse bowl, cubra com plástico filme e leve para crescer por aproximadamente 2h em local fechado.
- Quando massa tiver dobrado de volume, unte a bancada e as mãos com óleo, abra a massa e divida em 2 partes iguais. 
- Boleie a massa girando sobre a bancada, coloque a massa dentro das formas, cubra com um plástico e leve para crescer por mais 1h30.
- Preaqueça o forno a 180º por 30 minutos. 
- Coloque os dois panetones dentro de uma forma, usando uma faca ou navalha afiada, faça dois cortes em formato de cruz e leve ao forno para assar por 30 a 35 minutos.
*- Quando retirar o panetone do forno, espete 4 palitos de churrasco grandes um de cada lado na parte de baixo do panetone. Vire-o de ponta-cabeça e apoie usando a extremidade dos palitos para dar sustentação, você pode fazer isso usando duas pilhas de livros ou 2 panelas altas.
Deixe nessa posição até que esfriem por completo. 

Nota: Ponto de véu é o ponto em que a massa já foi sovada e você consegue abri-la sem que ela rasgue. 

Receita levemente adaptada do Panetone de chocolate caseiro – Sem lactose do Mel e Pimenta. 

Deixe um comentário


LOGIN