Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Cozinha Legal

Pão Petrópolis: receita caseira da Confeitaria Colombo

29 de Abril, 2020 por
​Se você gosta de pão e tem vontade de aprender a fazer seu próprio pão caseiro, essa receita vai te ajudar muito. Veja abaixo como preparar um delicioso pão Petrópolis em casa.
Se você gosta de pão e tem vontade de aprender a fazer seu próprio pão caseiro, essa receita vai te ajudar muito. Veja abaixo como preparar um delicioso pão Petrópolis em casa.

O Pão Petrópolis é um delicioso pão caseiro, macio por dentro e dourado por fora, muito conhecido pelos cariocas, e uma receita que ficou super conhecida depois que a Ana Maria Braga fez em seu programa, o Mais Você.

Veja abaixo como fazer seu próprio pão! 

Rendimento: 2 porções
Aproximadamente 115 kcal por porção
Preparo:
Realização:
Categoria: Pão
Cozinha: brasileira
Disponível em:
Por:
Palavras-chaves: Pão Petrópolis, pão caseiro, como fazer pão em casa

Ingredientes

Farinha de trigo: 400 g
Açúcar: 50 g
Sal: 1 colher de sopa
Fermento biológico seco: 10 g
Manteiga amolecida: 1 colher de sopa
Leite morno: 180 ml
Ovo batido: 1 unidade

Modo de preparo

Primeiro passo: em uma tigela, adicione o leite, o ovo batido e o fermento. Misture os ingredientes bem, até que o fermento esteja dissolvido.

Segundo passo: em outra tigela, misture o açúcar, o sal e a farinha.

Terceiro passo: faça um "buraco na farinha” que está na tigela, para que possa adicionar a mistura de leite e ovos bem no meio. Misture bem a farinha em movimentos circulares, para que elas se tornem apenas uma massa.

Quarto passo: quando a mistura estiver bem pesada e não for mais possível o movimento com a colher, transfira a mistura para uma bancada rígida e lisa, para que possa sovar a massa.

Quinto passo: coloque a massa novamente em uma tigela, cubra com papel filme e deixe-a descansar até que dobre o tamanho.

Sexto passo: passe manteiga em uma forma, o ideal é que tenha medida aproximada de 24cm x 12cm. É importante passar uma camada de farinha no fundo também.

Sétimo passo: coloque a massa na forma e, delicadamente, faça com que ela fique em formato de pão. Novamente, cubra a massa com papel filme para que possa dobrar de tamanho.

Oitavo passo: com o forno pré-aquecido em uma temperatura de 200 graus, pincele o pão com uma mistura de gema e café. Agora é só levar ao forno e esperar o pão ficar douradinho.

Solução para pincelar

1 gema de ovo e meia xícara de chá de café, basta misturar bem os dois ingredientes.

Essa foi a dica de como fazer seu delicioso pão caseiro. Vale a pena fazer um café para se deliciar com o pão que vai sair quentinho do forno da sua casa.

Rende 2 pães médios

Deixe um comentário

​Se você gosta de pão e tem vontade de aprender a fazer seu próprio pão caseiro, essa receita vai te ajudar muito. Veja abaixo como preparar um delicioso pão Petrópolis em casa.
LOGIN