Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Cozinha Legal

Procurando uma receita de risoto? Esta receita de risoto de azeitonas e bacon é uma refeição fácil e deliciosamente cremosa.

Risoto de azeitona com bacon fácil

29 de Junho, 2020 por
Procurando uma receita de risoto? Esta receita de risoto de azeitonas e bacon é uma refeição fácil e deliciosamente cremosa.

Procurando uma receita de risoto? Esta receita de risoto de azeitonas e bacon é uma refeição fácil e deliciosamente cremosa.

Qual arroz para risoto você deve utilizar

Fazer um bom risoto está longe de ser um segredo dos super-chefs de cozinha guardado a sete chaves. Muito pelo contrário. Risoto é uma receita simples por sua natureza além de muito versátil. 

Mas para ter sucesso na sua receita de risoto (seja ela qual for), você precisa utilizar os ingredientes corretos. O ingrediente principal da nossa receita é o arroz arbóreo e você encontra facilmente em supermercados e lojas especializadas. É possível também que você encontre esse arroz com o nome “arroz para risoto”. Compre de uma boa marca e você terá um risoto digno dos melhores restaurantes. 

Eu costumo comprar o arroz de risoto da La Pastina ou alguma marca italiana. Pago entre R$14,00 e R$20,00 no kilo. 
 

Como fazer risoto: uma receita simples e super prática

Um bom risoto é composto basicamente por 4 ingredientes bases + o sabor desejado. As bases que compõem um bom risoto são: o arroz arbóreo (arroz de risoto), queijo parmesão italiano (preferencialmente o Grana Padano), vinho branco e caldo (que pode ser de legumes, frango, carne ou frutos do mar). 

Com esses 4 ingredientes na mão, você consegue preparar qualquer risoto. Desse passo em diante é escolher um sabor que mais lhe agrada e mãos à obra. Hoje, vamos falar do risoto de azeitona preta com bacon.

Escolhi fazer um risoto de azeitona com bacon porque era o que tinha na geladeira! Simples assim, sem drama e sem meias palavras. Aqui em casa preparar risoto é sinônimo de ver o que tem na geladeira e fazer o melhor possível com esses ingredientes. 

Como comemos risoto com certa frequência, sempre tenho a mão os 4 ingredientes básicos da receita (arroz, vinho, caldo e parmesão). Na verdade, é raro eu estar sem um deles justamente por ter o risoto como uma receita curinga. 

Qual sobremesa servir com risoto 

Agora que você sabe o bê a bá do risoto, que tal preparar também uma sobremesa? Veja só algumas ideias de sobremesas que combinam com esse prato típico italiano: 

RECEITA DE CHEESECAKE DE MORANGO 


SOBREMESA DE MORANGO FÁCIL


PAVÊ DE MORANGO SIMPLES


 
Rendimento: 2 porções
Aproximadamente 120 kcal por porção
Preparo:
Realização:
Categoria: prato principal
Cozinha: italiana
Disponível em:
Por:
Palavras-chaves: receita de risoto, risoto com bacon, risoto com azeitona, como fazer risoto simples

Ingredientes

Arroz arbóreo: 3/4 xíc. (chá)
Manteiga: 2 colher de sopa
Bacon fatiado: 3 unidades
Azeitona preta: 50 g
Vinho branco: 1/2 xíc. (chá)
Caldo de legumes: 3 xíc. (chá)
Parmesão ralado: 50 g
Cebola picada: 1/2 unidade

Modo de preparo

- Em uma panela média e funda, coloque metade da manteiga e doure a cebola. Pique o bacon em pedaços pequenos e acrescente na panela. Cozinhe até ficar sequinho.
- Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos. Despeje o vinho branco e cozinhe mexendo sem parar por 2 minutos em fogo médio. Acrescente o caldo aos poucos, mexendo sempre até que o arroz fique al dente. 
- Por último acrescente as azeitonas picadas, o parmesão e o restante da manteiga. Desligue o fogo e mexa até que tudo esteja combinado. Prove o sal e se necessário, acrescente ao seu gosto. 
- Sirva em seguida. 

Deixe um comentário

Procurando uma receita de risoto? Esta receita de risoto de azeitonas e bacon é uma refeição fácil e deliciosamente cremosa.
LOGIN