Coxas de frango assadas é uma das receitas mais fáceis de fazer, mas você pode se surpreender com alguns truques para ter o frango assado perfeito.
Ta ai um prato que adoro fazer, cito algumas razões: simplicidade, sabor e baixo custo. Essa receita foi inspirada no Assado Italiano da Nigella, receita do Livro Nigellissima.
Por sinal, a receita desse assada italiano fica divina também, mas isso é conversa para outra hora. Hoje, vamos falar sobre as minhas coxas de frango assadas — mais fáceis do mundo.
Gosto de servir essas coxas de frango assadas suculentas acompanhadas por uma porção generosa das batatas salteadas que já ensinei aqui.
Pra mim, essa é uma das combinações mais perfeitas que existe na culinária. Além do sabor dessas coxas de frango assadas ser divinamente delicioso, tem uns segredinhos que ajudam muito na hora da preparação.
E eu aprendi todos eles com a Diva Nigella. Talvez o grande trunfo dessa receitas seja o tempero, mas maneira de temperar agiliza muito o processo e facilita demais a nossa vida.
O segredo aqui é colocar todos os temperos dentro um saco zip-lock, juntar as coxas de frango, fechar o saco e misturar bem. Isso pra mim é praticamente uma revolução.
Não precisar sujar as mãos para temperar uma carne é um grande avanço, principalmente se você tem agonia de cozinha suja. Você pode temperar as coxas de frango e já assar, mas o ideal é deixar um tempão marinando.
Eu gosto de deixar marinando da noite para o dia. Pra mim é o tempo ideal. Mas também fica muito gostosa se você deixar 24h marinando na geladeira.
O bacana disso é que você pode só colocar pra assar no dia que for consumir, e assim não tem sujeira, não tem stress, não tem nada. Só um monte de gente feliz comendo coxas de frango assado.
A carne de frango pode ser muito saborosa, mas também pode ser aquela coisa insossa, dura e seca. Para evitar que isso aconteça, trate seu franguinho com muito respeito.
Tempere bem, não tenha pressa, faça a marinada com calma que o resultado vai ser uma carne de textura maravilhosa, sabor intenso e cor vibrante.
Isso tudo é bem diferente daquele peito de frango assado branco, sem gosto de nada e seco feito sei lá o que. Você não quer isso pra sua vida, quando tem a chance de se deliciar com um frango assado suculento, saboroso e lindo.
Então, mãos a obra e não esquece da marinada. Se gostou desse post, deixe um comentário. Me siga nas redes sociais também. =) Desejando mais receitas com frango? Selecionei algumas receitas logo abaixo.
Quando fizer, não se esqueça de nos marcar no Instagram @cozinhalegalblog. Adoramos acompanhar as experiências de vocês na cozinha!
Coxas de frango assadas fácil
CassisINGREDIENTES
- 1/2 colher de café páprica picante
- 1/2 colher de chá sal
- Ervas frescas (tomilho, orégano, alecrim, manjericão) a gosto
- 4 colheres de sopa azeite de oliva
- 1 kg coxa de frango
Modo de preparo
- Em um saco hermético, coloque todos os ingredientes exceto o frango. Feche o saco e misture bem os ingredientes.
- Abra o saco e coloque o frango dentro (não tire a pele das coxas, caso não queira consumir a pele, retire no final do preparo), feche o saco e espalhe o tempero pelo frango.
- Preaqueça o forno a 220°.
- Espalhe o frango temperado em uma assadeira grande e rasa, deixando espaço entre cada uma delas. Despeje o tempero por cima.
- Asse por 60 minutos, ou até a pele estar dourada.
- Deixe descansando alguns minutos dentro do forno antes de servir.