Este chá de gengibre com canela é meu segredo para tratar os sintomas da gripe. Tome por 2 dias e sinta-se melhor.
O inverno chegou e junto dele vem gripe e resfriado. É assim na maioria das casas brasileiras e na minha não é diferente.
Lembro do dia que fiz esse chá de gengibre pela primeira vez e o fiz enquanto passava por uma gripe muito forte. Eu sabia que ia ficar nessa situação por mais uns bons dias, então peguei tudo que eu sabia que poderia me ajudar e fiz um chá.
Eu já sabia há algum tempo das propriedades antibacterianas do gengibre e que ele é rico em vitamina C e isso faz dele um excelente auxiliar no tratamento de inflamação de garganta.
A vitamina C, aqui presente em todos os ingredientes, é conhecida por fortalecer nosso sistema imunológico, aumentando a produção de glóbulos brancos e fazendo com nosso corpo consiga lidar melhor com o vírus da gripe.
Somados os ingredientes desse chá possuem ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante além de fortalecer o sistema imunológico.
E isso é tudo o que você precisa para passar por uma gripe de uma maneira mais tranquila e natural.
Veja bem, esse chá de gengibre e canela não é a cura de nenhuma doença, mas eu sempre tomo quando noto algum sintoma de gripe como dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta e fadiga.
Acho que por ter tantos benefícios somados toda vez que tomo me sinto imediatamente melhor.
Mas nem sempre coloco o alho porque ele dá um gosto que não me agrada muito combinado com o mel. Costumo brincar dizendo que só coloco o alho quando a coisa está realmente feia, porque ele é tiro e queda. Por isso prefiro não esperar a coisa chegar nesse nível crítico e já começo a tomar o chá nos primeiros sintomas. rs
Se você não tem problema algum com isso, super recomendo que você faça a receita completa. Com alho e tudo. Pra não ficar muito estranho, as vezes eu não misturo o mel e tomo ele azedinho mesmo. Tomo o mel depois.
O ideal é tomar esse chá logo no primeiro dia que você notar o mal estar, tome 1 litro e repita no dia seguinte e continue tomando até os sintomas sumirem. Geralmente tomo por 2 dias, no máximo 3. Tudo depende do quão mal estou e do quão rápido quero me curar da gripe.
NOTA: Esse chá é Contraindicado para diabéticos, hipertensos e cardiopatas (apenas para os que fazem uso do ácido acetilsalicílico) pois o alho é um anticoagulante natural e o consumo em excesso pode causar hemorragia.
O gengibre acelera o metabolismo, se você sofre com algum problema do coração, fique atento e tenha precaução.
Diabéticos devem tomar esse chá com cautela pois o açúcar do mel pode elevar os níveis de açúcar do sangue.
Chá de gengibre e canela para gripe
CassisINGREDIENTES
- 1 litro água
- 1 unidade limão
- 1 unidade laranja
- 1 dente alho
- 1 colher de sopa gengibre fresco ralado
- 2 colheres de chá canela em pó
- mel a gosto
Modo de preparo
Veja aqui como preparar o chá de gengibre e canela para gripe:
- Ferva a água. Enquanto ela esquenta, lave bem o limão e a laranja. Corte em 4 partes e reserve.
- Pique o alho e rale o gengibre.
- Quando a água ferver, desligue o fogo e exprema o suco do limão e da laranja dentro da água, em seguida coloque-os dentro da panela para fazer a infusão dos ingredientes. Acrescente também o alho picado, o gengibre ralado e a canela. Misture tudo e tampe a panela ou jarra.
- Deixe os ingredientes em infusão por 15 minutos. Passado esse tempo você pode consumir e adoçar com mel ao seu gosto.
- Se não consumir todo o chá de imediato, descarte as cascas de laranja e limão pois com o tempo elas tendem a amargar. Consuma no máximo em 24 horas sempre quente.