Receita clássica e simples de molho pesto com manjericão, nozes, alho, queijo parmesão, azeite de oliva, sal e pimenta. Use em massas, batatas assadas, pizza ou pão. A melhor parte? Você pode fazer isso em apenas 15 minutos!
Molho pesto caseiro
CassisINGREDIENTES
- 2 xícaras de folhas frescas de manjericão secas (pode substituir metade das folhas de manjericão por salsinha)
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora cerca de 60g
- 1/2 xícara de azeite extra virgem
- 1/3 xícara de nozes picadas
- 3 dentes de alho picados
- 1/4 colher de chá de sal ou mais a gosto
- 1/8 colher de chá de pimenta do reino moída na hora ou mais a gosto
Modo de preparo
- Coloque as folhas de manjericão e as nozes na tigela do processador de alimentos e pulse várias vezes.
- Adicione o alho e o queijo parmesão e pulse mais algumas vezes.
- Raspe as laterais do processador de alimentos com uma espátula de borracha.
- Enquanto o processador de alimentos estiver funcionando, adicione lentamente o azeite em um fio constante.
- Ocasionalmente, pare para raspar as laterais do processador de alimentos.
- Adicione sal e pimenta moída na hora a gosto.
- Misture com macarrão para um molho rápido, espalhe sobre batatas assadas ou espalhe sobre biscoitos ou fatias de pão torradas.
Dicas da Cozinha
O pesto é sempre uma questão de gosto, usando os ingredientes disponíveis que tem em casa. Então, ajuste tudo conforme o seu paladar.
Normalmente, o pesto leva queijo parmesão, que tem um sabor mais marcante. As receitas tradicionais pedem pinhões, mas você pode substituí-los facilmente por qualquer tipo de nozes.
O manjericão é uma erva super cheirosa e faz toda a diferença usá-lo fresco. Se você quiser suavizar o sabor do pesto, pode misturar metade do manjericão com folhas frescas de salsinha ou espinafre. Ele ainda fica verdinho e com um sabor delicioso de manjericão, só que mais suave.
Como congelar molho pesto
Se quiser congelar o molho pesto, é melhor deixar o queijo de fora, porque ele não congela bem. Faça da seguinte maneira: forre uma forma de cubos de gelo com filme plástico, coloque o pesto em cada cubinho, congele e depois guarde em um saco ziplock no freezer. Na hora de usar, é só descongelar e colocar o parmesão ralado na hora.
Ah, e pra manter o pesto verdinho por mais tempo, é só cobrir bem com filme plástico, encostando direitinho na superfície do molho. Assim ele fica protegido do ar e mantém a cor vibrante por mais tempo.