Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Pão italiano de Páscoa

04 de Abril, 2015
Pão Italiano de Páscoa | Cozinha Legal
Último post da série especial de Páscoa de 2015!!! Começamos essa série com a receita de Bolo de chocolate, fizemos também Colomba Pascal, Ganache de chocolate com Nutella, Ovinhos de chocolate recheados com creme de Nutella, Biscoitos de coelhinho da Páscoa e por fim Pão Italiano de Páscoa
Foi uma delícia preparar cada uma dessas receitas. nham nham 

Esse pão achei muito parecido com a colomba pascal, porém menos doce. Que por sinal ambos lembram nosso panetone, mas acho que a origem de todos os eles é a mesma, né? Fiquei com essa impressão. 

A receita rendeu um pão enorme, e isso porque fiz meia. Se não você tiver muita gente para ajudar a consumi-lo, pode fazer meia receita sem medo, pois ainda assim vai render um pão grande. Ele fica bem fofo, cresce bastante e não é enjoativo. O Jordan fez algumas fatias na chapa com manteiga, e jogou um pouco de açúcar por cima. Ficou uma delícia! 

Quando li a lista de ingredientes achei que tinha muitos ovos (na receita original são 8 ovos), e mesmo fazendo meia, achei bastante. Mas quando cortei a primeira fatia percebi a real diferença entre um pão com muitos ovos e outro com nem tantos ovos assim. Pães que vão muitos ovos ficam mais fofos, com mais ar por dentro, logo crescem mais e precisam de menos farinha de trigo. Resumindo, são mais leves. Adorei essa massa, e acho que vou usá-la em outras receitas de pães doces. 

Para finalizar, quero desejar uma excelente Páscoa a todos, com muito amor, união e paz. Que esse momento possa unir ainda mais as famílias, e que nossas receitas te inspirem a ter bons momentos com quem você ama. 

Um beijo, 
Cassis. 

Pão Italiano de Páscoa | Cozinha Legal

Pão Italiano de Páscoa | Cozinha Legal

Pão Italiano de Páscoa | Cozinha Legal

Pão Italiano de Páscoa | Cozinha Legal

Ingredientes

Massa
Farinha de trigo: 4 xíc. (chá)
Leite: 180 ml
Açúcar: 35 g
Laranja, raspas e suco: 1 unidade
Fermento biológico seco: 1 envelope
Manteiga: 1/2 xíc. (chá)
Ovos: 4 unidades
Sal: 1 pitada
Azeite: 1 colher de café
Cobertura
Açúcar de confeiteiro: 1 xíc. (chá)
Leite: 1/2 xíc. (café)
Confeitos coloridos: a gosto
Rendimento: 1 porções
Tempo de preparo:
Disponível em:
Enviada por:

Modo de preparo

1 - Coloque a farinha de trigo em uma tigela grande e reserve. 
2 - Aqueça o leite em uma panela pequena, leve ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente até que ele esteja quente, mas não fervendo. A temperatura deve ser algo em torno de 50º. 
3 - Enquanto o leite esquenta, coloque o açúcar em uma tigela pequena e adicione as rapas de laranja. Com as pontas dos dedos, esfregue o açúcar e as raspas de laranja até que estejam bem misturados. 
4 - Quando o leite estiver morno, junte o açúcar e raspas, mexendo com uma colher para dissolver o açúcar. Adicione o fermento e deixe descansar por 10 minutos. 
5 - Adicione o leite com fermento à farinha de trigo, e misture até formar uma massa (ela vai ficar um pouco esfarelada) 
6 - Em seguida, adicione a manteiga derretida e continue misturando. Agora, adicione o suco de laranja à massa e misture. 
7 - Em uma tigela pequena, adicione os ovos, o azeite e o sal e bata ligeiramente com um garfo. Adicione essa mistura a massa e continue misturando todos os ingredientes. 
8 - Neste ponto você pode precisar adicionar mais farinha de trigo caso sua massa esteja grudando muito nas mãos. Adicione aos poucos até que ela pare de grudar nas suas mãos. Uma vez que a massa se solte das suas mãos, transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove por 5 minutos. 
9 - Coloque a massa em uma tigela grande untada com um pouco de óleo, e cubra frouxamente com plástico filme. Deixe descansar em local seco e sem correntes de ar até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora. Enquanto isso, forre uma fôrma grande com papel manteiga. Reserve. 
10 - Vire a massa sobre uma superfície limpa e corte ao meio. Estique os dois pedaços até que cada um tenha 60cm de comprimento. Devagar, torça os dois pedaços juntos e una as duas extremidades formando um anel. Unte levemente o pão com manteiga derretida, e cubra com filme plástico sem apertar demais e deixe crescer novamente até dobrar de volume, cerca de 45 minutos a 1 hora. 
11 - Enquanto a massa cresce, preaqueça o forno a 180º. Asse o pão até dourar por cima, de 30 a 40 minutos. Retire do forno e transfira para uma gradinha para que esfrie completamente. 

12 - Uma vez que o pão esteja frio, você pode cobri-lo com calda de açúcar e confeitos (opcional). Misture o açúcar de confeiteiro com o leite. Usando um pincel culinário, espalhe a calda na superfície e laterais do pão, decore com confeitos coloridos. 

Adaptado do Brown Eyed Baker

Deixe um comentário

Pão Italiano de Páscoa | Cozinha Legal

LOGIN





Pinterest

Facebook

Instagram