Molho Barbecue Caseiro é uma receita super fácil de ser feita, muito mais saudável do que a versão pronta e não da trabalho nenhum para fazer. Personalize os sabores ao seu gosto, e tenha um molho único, diferente de todos que você já provou.
Adoro usar o molho barbecue para temperar carne de panela, já o Jordan gosta mesmo é de usar como acompanhamento em seus sanduíches.
Mas independentemente do uso, uma coisa é certa: o molho barbecue caseiro é muito melhor que o industrializado.
Os motivos são vários: aqui podemos encontrar o sabor ideal do nosso paladar (quer mais ou menos doce?!), usamos tomates orgânicos, o preço final ficou bem abaixo do de mercado (mesmo usando só produtos de qualidade), e saber como ele é feito é algo que eu adoro.
E eu adoro saber como essas coisas são feitas porque preciso me sentir segura na cozinha, e uma das maneiras de me sentir segura na cozinha é dominando o máximo possível de técnicas e receitas.
Quanto menos eu puder comprar as coisas prontas e faze-las do zero, mais feliz me sinto.
Me da um desespero em pensar que em algum dia no futuro a indústria pode simplesmente decidir parar de vender molho barbecue e eu ficar sem, que prefiro me adiantar a essa catástrofe e estar bem preparada caso isso realmente aconteça. hauahuha (acho que vi muito The Walking Dead)
E é com esse pensamento que hoje trago para vocês essa receita do autêntico molho barbecue. Feito com tomates de verdade, no auge da sua qualidade. Com os melhores condimentos e a técnica mais simples que encontrei até agora.
Já tem mais ou menos um ano que faço o molho de tomate caseiro (o barbecue é basicamente a mesma coisa), e desde então não me sinto mais confortável em comprar o pronto. O sabor é outro, e eu prefiro muito mais o que eu faço. Aproveito quando estamos em plena safra de tomates e faço molho de tomate para um bom tempo.
Usar os produtos no auge da sua safra é fundamental para ter produtos com o melhor do seu sabor. Por exemplo, agora estamos em plena safra de morangos. Além de bem mais baratos, estão mais doces.
Aproveitei a promoção da loja de orgânicos e comprei logo 1 kilo. Vou limpar e congelar. Teremos morangos por algum tempo daqui pra frente. Manteiga é outro item que podemos congelar e usa-los ao longo do ano. Queijo idem. A temporada de leite é na primavera e no verão.
Só assim para economizarmos e termos o melhor de cada ingrediente. Para que tudo isso funcione, é fundamental ter o freezer organizado.
Por hoje é isso, espero que gostem da receita e façam muitos molho caseiros também. Quando fizer, não se esqueça de nos marcar no Instagram @cozinhalegalblog. Adoramos acompanhar as experiências de vocês na cozinha!
Beijos, Cassis.
MOLHO BARBECUE CASEIRO
CassisINGREDIENTES
- 1/2 colher de sopa azeite
- 1/2 unidade cebola roxa
- 1 dente alho
- 1 colher de sopa extrato de tomate
- 1/2 colher de chá cominho
- 500 g tomate maduro
- 2 colheres de sopa açúcar mascavo
- 1 colher de sopa vinagre de maçã
- 1 colher de sopa melado
- 2 colheres de chá molho inglês
- 1 colher de chá mostarda
- 1 colher de chá sal
Modo de preparo
- Aqueça o azeite em uma panela média em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe até ficar macio, cerca de 5 minutos. Adicione o alho e cozinhe por mais um minuto ou dois.
- Lave e pique os tomates, coloque na panela e cubra com água.
- Acrescente o restante dos ingredientes ao tomate e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, com a panela tampada.
- Quando o tomate estiver bem cozido (quase se desmanchando) coloque a mistura no copo do liquidificador (processador e mixer também funcionam) e bata até formar um purê.
- Volte para panela e cozinhe por mais alguns minutos para que o molho engrosse um pouco. Ajuste o sal e se quiser um molho mais fino, acrescente um pouco mais de água.
- Guarde em potes com tampa e mantenha na geladeira por 2 semanas ou no freezer por até 3 meses.