Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Massa Básica para Pão Doce

08 de Maio, 2014

Ingredientes

Farinha de trigo: 590-660 g
Fermento biológico seco: 7 g
Leite: 240 ml
Manteiga sem sal: 75 g
Açúcar: 66 g
Sal: 1/2 colher de chá
Ovo: 3 unidade
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo:
Disponível em:

Modo de preparo

A receita dessa massa veio do Joy Of Baking (que eu amo, diga-se de passagem <3) 
 
- Na bacia da batedeira, com o batedor de pá, misture 295 gr de farinha de trigo e o fermento. 
 
- Em uma panela pequena, mexendo sempre, aqueça o leite, a manteiga, o açúcar e o sal até ficar quente (cerca de 50°C) e a manteiga esteja quase derretida.
- Aos poucos, despeje a mistura de leite na mistura de farinha, com a batedeira em velocidade baixa. Adicione os ovos, um por vez, batendo bem após cada adição. 
- Raspe as laterais da tigela. Em seguida, bater essa mistura em velocidade alta por 3 minutos. 
- Substitua a pá para o gancho na sua batedeira (ou amasse com as mãos), acrescente o restante da farinha até obter uma massa macia que seja suave e elástica (3 a 5 minutos), mas que não grude nas mãos.
- Moldar a massa em uma bola  e coloque em uma tigela untada com manteiga. Cubra com filme plástico e deixe crescer em local aquecido até quase dobrar de volume (1 1/2 a 2 horas).
- Em seguida, perfurar a massa delicadamente  para soltar o ar e deixe  descansar por 10 minutos. 

NOTA: A quantidade de farinha vai variar entre 590 e 660 gr, pois cada marca reage de uma maneira ao ser utilizada. Por isso, tenha calma na hora de acrescentar a massa. =) 
 
Sugestão de uso
- Essa massa é muito versátil, você pode fazer cinnamon rolls, roscas doces, pull apart, pãezinhos de padaria e muitos outros pães doces deliciosos. Essa receita servirá de base para todos os outros pães doces que eu fizer, por isso, fique atento nas próximas postagens, pois indicarei essa página como preparo. 

Deixe um comentário


LOGIN