Bicarbonato de sódio e fermento em pó são dois ingredientes fáceis de confundir – mas aqui está o que você precisa saber sobre cada um deles. Não é de admirar que o bicarbonato de sódio e o fermento em pó sejam facilmente confundidos, considerando seus nomes e aparência semelhantes.
Além disso eles são usados com frequência na mesma receita. Mas quando se trata de seus usos individuais, é importante saber a diferença – para que você não acabe com um pequeno desastre na cozinha. Então, aqui está o que você precisa saber sobre cada um deles:
Bicarbonato de sódio
De acordo com Susan Reid, chef e editora de alimentos da revista Sift , o bicarbonato de sódio é um mineral básico. Quando combinado com algo ácido, produz dióxido de carbono. “Geralmente isso acontece em líquido, e os resultados que você percebe são bolhas”, diz Reid. “Pense nos vulcões que você vê em todas as feiras de ciências.
Essas bolhas podem levantar manchas ou agir como um surfactante (o que significa que eles vão limpar as coisas). Em outras palavras: o bicarbonato de sódio pode fazer algumas coisas bem mágicas. Normalmente, você verá o ingrediente surgir em receitas que também incluem ingredientes ácidos como melado, cacau em pó, suco de limão e iogurte.
A razão é que é para agir como um fermento, para ajudar a massa crescer. “Receitas usando bicarbonato de sódio, muitas vezes, tornam-se mais escuras e mais nítidas do que as que não têm”, acrescenta Reid.
Mas esteja avisado: “muito bicarbonato de sódio em uma receita pode dar um sabor de ferro”.
Quando se trata de limpeza, você pode usar bicarbonato de sódio para quase tudo, desde desentupir ralos até desodorizar o tapete.
Quanto ao que é feito? Isso pode surpreendê-lo: o bicarbonato de sódio é basicamente uma rocha moída, de acordo com Reid, e desde que permaneça frio e seco, dura indefinidamente.
Fermento em pó
O fermento em pó, por outro lado, é na verdade uma combinação de bicarbonato de sódio e outro ácido, na presença de um estabilizador inerte (um termo sofisticado para um ingrediente inativo que impede a mistura de reagir), que geralmente é um pouco de amido de milho.
O que isso significa: tudo fica inerte na mistura até que o líquido seja adicionado, o que permite que o bicarbonato de sódio e o ácido se combinem para produzir dióxido de carbono (que parecem bolhas a olho nu).
Este processo é o que dá ao fermento o seu poder de elevação em receitas – sem o qual, você teria alguns bolos de aparência triste em suas mãos.
Mas, assim como o bicarbonato de sódio, Reid diz que o fermento em pó pode perder seu poder de elevação com o tempo, se não for armazenado em local fresco e seco.
Se você puder, mantenha-o livre de condições úmidas, uma vez que a umidade extra no ar pode permitir que a reação entre ácido e base aconteça.
A vantagem do fermento em pó é que “Como o equilíbrio da base (bicarbonato) e ácido é calculado para você, é mais fácil obter um produto final que não tenha sabor residual quando usado em quantidades adequadas”, diz Reid.
Bicarbonato de sódio e fermento em pó: aprenda a diferença
Veja aqui o passo a passo de como fazer fermento em pó caseiro. Muito mais saudável e barato que o de supermercado.
Tipo: Dicas de confeitaria
Culinária: Brasileira
Palavras-chave: bicarbonato de sodio, fermento em po, receita facil, receitas faceis
Tempo de preparo: 1
Tempo de cozimento: 2
Tempo total: 3
Ingredientes da receita:
5
1 comentário em “Bicarbonato de sódio e fermento em pó: aprenda a diferença aqui!”
ótima dica!