Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Bolo de creme de leite

17 de Agosto, 2014
Cozinha Legal: Bolo Creme de Leite
Depois de preparar a New York Cheesecake a uns tempos atrás, me deparei com um probleminha: O que fazer com o creme de leite fresco que sobrou?? Não queria fazer outra cheesecake, e fiquei com aquele tanto de creme parado na geladeira. O creme de leite -principalmente o fresco- dura pouco, tem que consumir rápido ou jogar fora - e eu não queria jogar fora. hehe
Cozinha Legal: Bolo Creme de Leite
Foi ai que em uma das minhas andanças por blogs de culinária, me deparei com a receita de Bolo de creme de leite, limão e gengibre da Patricia Scarpin do blog Technicolor Kitchen. Não resisti e preparei a receita, mas alterei um pouco as quantidades, pois precisava utilizar todo o creme de leite (a receita original pede só 1 xícara de chá). Na verdade, eu simplesmente dobrei-a e deu super certo. Utilizei uma forma de fundo removível de 23cm e rendeu um bolo grande, fofo e macio.
Cozinha Legal: Bolo Creme de Leite
O sabor é maravilhoso, o gengibre da um toque divino e o limão uma acidez que eu adoro. 
Ele é perfeito para ser servido com uma xícara de café com leite <3. 
Cozinha Legal: Bolo Creme de Leite
Muito amor pelos lacinhos de pano =) 

Ingredientes

Farinha de trigo: 210 g
*Farinha para bolo : 190 g
Fermento em pó: 3 colheres de chá
Gengibre em pó: 3 colheres de chá
Sal: 1 pitada
Ovos: 4 unidades
Creme de leite fresco: 2 xíc. (chá)
Açúcar cristal: 350 g
Extrato de baunilha: 2 colheres de chá
Raspas de limão: 2 unidades
Suco de limão: 2 colheres de sopa
Açúcar de confeiteiro: para decorar
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo:
Disponível em:
Enviada por:

Modo de preparo

*Farinha de bolo caseira: Misture 160gr de farinha de trigo comum com 30gr de amido milho. 

- Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura baixa). Unte uma forma de aro removível com 23cm de diâmetro com manteiga e farinha. 
- Em uma tigela média, misture as farinhas, o fermento, o gengibre e o sal. Reserve. 
- Na bacia da batedeira, bata os ovos até espumarem. Acrescente o creme de leite, o açúcar e a baunilha e bata em velocidade alta até que a mistura fique com a textura de creme de leite levemente batido. Raspe as laterais da tigela quando necessário.
- Junte as raspas, o suco de limão e os ingredientes secos e bata em velocidade baixa até que todos os ingredientes fiquem incorporados. Despeje na forma preparada e asse por 50-60 minutos (no meu forno foram 60 minutos) ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito se ficar na dúvida).
- Deixe esfriar na forma por 30 minutos e então remova o aro lateral, deixando o bolo esfriar completamente. Em seguida, retire o fundo da forma, e deixe o bolo esfriar em uma gradinha. Quando estiver frio, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima. 


Deixe um comentário


LOGIN