Esqueça o fast food – esta receita de carne com brócolis entrega todo o sabor sem os níveis insanos do sódio e gordura. É um prato vibrante, com inspiração asiática e que fica pronto em menos de 15 minutos.
O dia que resolvi testar essa receita foi por puro desespero e vontade. Só tinha um pedaço de carne na geladeira e estava com muita vontade de comer comida chinesa. La fui procurar receita de carne com inspiração asiática e que não demorasse horrores para ficar pronto. Achei essa receita por acaso em um blog dedicado a receitas anglo-asiáticas e foi paixão a primeira vista.
Eu sei que ter que deixar a carne marinar no tempero por 1 hora não é exatamente rápido, mas já pulei esse processo e deu tudo certo. Fica bem melhor se deixar marinar o tempo correto, mas tem dias que não dá e tudo bem. Seguimos em frente.
Originalmente essa receita não vai brócolis, mas como estou tentando aumentar meu consumo de vegetais acrescentei por conta e risco. Funcionou e agora só faço assim. Você pode acrescentar também cenoura, acelga, pimentão vermelho…
Eu adoro pedir comida no China in Box (China na caixinha para os intimos) mas ultimamente o sabor tem deixado a desejar. Estou desanimada com eles, confesso. Essa receita é perfeita para aqueles momentos em que eu com certeza pediria comida lá. Meu bolso e saúde estão agradecendo imensamente essa nova receita. Muito mais barato que pedir no China in Box, com muito menos sódio e açúcar que a versão pronta. E convenhamos, fica pronto em menos tempo que o delivery deles.
O arroz eu fiz o arroz japonês (momiji), mas na receita original indicam servir com arroz jasmim. Como não tinha esse bonito, foi com o arroz japonês comum mesmo. Deu super certo e ficou delícia! Segui as instruções da embalagem para prepara-lo e indico fazer o mesmo com o arroz de sua preferência. 😉
Por hoje é isso! To sumida de novo, eu sei. Prometo (de novo) não sumir tanto tempo assim…
Beijos, beijos
Cassis.
Carne com brócolis e molho de soja
CassisINGREDIENTES
- 250 g bife de carne (patinho, coxão mole, etc)
- 1 colher de chá óleo de girassol
- 1 colher de chá shoyo
- 1 colher de sopa amido de milho (maisena)
- 1/3 xícara de chá óleo vegetal para fritar a carne
- 2 dentes alho picado
- 1/4 xícara de chpa shoyo com teor reduzido de sódio
- 1/4 xícara de chá água
- 2 colheres de sopa açúcar mascavo
- 1 colher de sopa amido de milho, misturadoo com 1 colher de sopa de água
- 2 unidades cebolinha verde picada
Modo de preparo
- Lave e pique o brócolis em pequenos pedaços. Cozinhe no vapor até ficar al dente.
- Marinar a carne por 1 hora em 1 colher de chá de óleo, 1 colher de chá de molho de soja e 1 colher de sopa de amido de milho (você pode pular essa parte e só temperar a carne, o sabor fica melhor se marinar, mas tudo bem se não tiver esse tempo) . Passar a carne no restante do amido de milho (1/4 xícara), retire o excesso de amido de milho e reserve.
- Aqueça 1/3 xícara de óleo em uma wok ou frigideira funda em fogo alto. Quando o óleo estiver bem quente, espalhe as partes do bife de carne uniformemente, e frite por 1 minuto aproximadamente. Frite em lotes menores para obter melhores resultados! Vire e deixe o outro lado fritar por mais 30 segundos.
- Transfira a carne para um prato forrado com papel toalha. A carne deve ter uma crostinha crocante por fora.
- Escorra o óleo da wok/frigideira, deixando 1 colher de sopa para trás. Adicione o gengibre e o alho, frite-os em fogo médio/alto.
- Mexa por 10 segundos e adicione o molho de soja e a água. Quando o molho ferve, junte o açúcar mascavo e misture até dissolver.
- Deixe o molho ferver por cerca de 2 minutos e acrescente lentamente a mistura de amido de milho com água. Adicione a carne, as cebolinhas e o brócolis. Cozinhe tudo por mais 30 segundos. Desligue o fogo e sirva em seguida com um prato de arroz jasmim.