Hoje trago esse relato pessoal completo sobre todo meu processo de emagrecimento com a Dieta Dukan, minhas receitas favoritas e dicas de livros para você nunca mais precisar fazer dieta na vida.
Vai chegando o Verão e é nessa época do ano que as dietas e academias começam a ferver. E com toda razão, a época mais quente do ano já está batendo na porta (se bem que com esse calor da primavera, ele está adiantado esse ano, haha), é impossível não ir a uma piscina, mar ou rio durante esse período.
E é justamente por esse motivo que muita gente começa a se incomodar com os quilos adquiridos no inverno. Comigo foi assim, mas com o agravo de ter saído de uma gestação com muitos quilos a mais.
Nesse período conheci a Dieta Dukan, estudei muito, me organizei e dei início a grande jornada em janeiro de 2014. Abaixo explico detalhadamente as fases, como fiz para superar os desafios e minhas 6 receitas Dukan favoritas. Essas receitas foram minha base, segui com elas durante todo o período de perda de peso.
1 -BOLINHO DE CANECA DUKAN
Mas entre querer ir e se sentir à vontade com trajes tão pequenos (e que acabam expondo nosso corpinho) é outra história.
Lembro do dia em que decidi fazer dieta e eliminar os quilos extras da gravidez, foi no dia 6 de janeiro de 2013. Cheguei a um ponto que ou eu emagrecia e voltava ao peso normal ou me aceitaria com o novo peso e ia tratar de ser feliz.
2 – PÃO DUKAN (SEM LEITE EM PÓ
Antes de iniciar a dieta, tentei ser feliz com meu corpo pós parto, mas foi em vão. Passei aquele verão todo me escondendo, evitando usar shorts e roupas mais leves, porque eu não aceitava mesmo estar com aquele corpo. Sentia que ele não me pertencia. Fui uma criança gordinha, uma adolescente magérrima e até a gestação da Tarsila, aos 22 anos, tinha um corpo médio e eu era feliz com ele. Antes da gravidez, usava 38-40 e estava bem assim. Depois que a Tarsila nasceu saltei para o 44 e no período que antecedeu a dieta, estava caminhando para o 46.
3 – PANQUECA DUKAN COM CHOCOLATE
Foi aí que a Dieta Dukan surgiu na minha vida. Na semana anterior ao dia 6 de janeiro, conversando com uma amiga sobre ganho de peso na gravidez, ela comentou por cima sobre a Dukan. Eu nunca tinha ouvido falar e estava super perdida. Ela me contou o caso de uma outra amiga que havia perdido 40kg só com a dieta e eu fiquei enlouquecida querendo fazer também. Fui conversar com a amiga que eliminou 40 kg e ela me falou do livro “Eu Não Consigo Emagrecer”, do Dr Pierre Dukan, e que ela tinha se baseado por ele para fazer a dieta (a dela durou 6 meses).
4 – LOMBO ORIENTAL LIGHT
Imediatamente comprei o livro e quando chegou, comecei a lê-lo. Logo de cara, percebi que se eu fosse ler o livro inteiro para daí começar a dieta, eu já começaria cansada, rs. Então, como a dieta é dividida por fases, decidi ler a primeira fase, fazê-la e enquanto fazia a primeira fase, leria sobre a segunda. E assim fiz. Ao final da primeira fase, já havia eliminado quase 5 quilos (foram 7 dias de ataque).
5 – PUDIM DE OVOS DUKAN
Fui bem “caxias”, fazia tudo certo, as caminhadas todo santo dia, sem falhar. Ao final de 3 meses, eu havia eliminado 15kg. Sai dos 70kg para os 55kg. Fui para fase 4 com 55 quilos, mas depois de 30 dias, cheguei nos 49kg e aí decidi parar com a dieta. Ou seja, em 4 meses, eliminei 21 quilos. Hoje meu peso varia entre 55kg e 57kg. Que é o peso que eu tinha antes de engravidar.
6 – SUFLÊ DE CENOURA
Vou listar abaixo alguns pontos que acredito terem sido fundamentais para o meu sucesso. Um pouco antes de iniciar a dieta, junto com outras mães-amigas criamos um grupo fechado no Facebook só para falar sobre dieta e perda de peso. Foi um apoio moral importantíssimo, acredito que fazer dieta sozinha(o) seja mais difícil, pois as tentações são imensas.
LIVRO EU NÃO CONSIGO EMAGRECER
Também fazíamos uma tabela de acompanhamento de peso, participava quem queria, mas era legal ver a evolução de cada uma.
Foco e força. É preciso muito foco e planejamento. Um dia antes de começar a dieta, avisei ao marido que começaria uma nova fase alimentar na minha vida, e o apoio dele seria fundamental. Passei para ele a lista de alimentos que eu poderia consumir, e pedi muito para que ele não me oferecesse nada que não estivesse ali. Que era pra me esquecer mesmo, porque da minha comida, cuidaria eu. rs
CONFEITARIA DUKAN – LIVRO COM 100 RECEITAS DUKAN DOCES
Não contei para muita gente. Na época eu estava morando na minha sogra, e basicamente só sabia da dieta quem morava comigo.
Acho que falar demais, pode gerar cobrança indevida e de gente me cobrando, já bastava eu. E quando se trata de dieta, parece que todo mundo fica em cima, procurando um ponto de fragilidade, para dizer que você não vai conseguir.
LIVRO 60 DIAS COMIGO DIETA DUKAN
Sempre tinha todos os alimentos permitidos na dieta em casa. Foram poucas as vezes que fiquei sem comida, prezava o iogurte, pois quando bate a fome fora de hora, eu tomava um copinho e passava. Às vezes fazia iogurte, mas achava mais fácil comprar pronto, pra não ter desculpa de que fazer dieta dá trabalho. Conversar com outras pessoas que passaram pelo mesmo processo e tiveram sucesso.
RECEITAS DUKAN – 300 RECEITAS TESTADAS
– Evitar falar com quem já fracassou. Nessa fase, eu precisava de reforço positivo. Gente que falha, existem aos milhares, e acredito que temos que nos espelhar em quem obteve sucesso. Não participei de nenhum grupo sobre a dieta Dukan. O único que participei, era o das minhas amigas, que me confortaram quando precisei, e vice-versa. A dieta Dukan é dividida em 4 fases, e cada fase tem um peso. Quando eu conquistava o peso, me dava algum presente.
MÉTODO DUKAN OS 100 ALIMENTOS PERMITIDOS
As vezes eu me dava o direito de comer algo fora da dieta. O importante era a recompensa material pelo objetivo alcançado. Tenha sua própria balança. Foi muito importante ter uma balança em casa, pois me pesava logo de manhã, em jejum e assim sabia exatamente quanto tinha eliminado de um dia para o outro. LEIA O LIVRO. Se basear pelos comentários, ou receitas de revista, não é uma boa ideia. Leia o livro, pois além de explicar a dieta, o Dr Dukan explica porque engordamos e como temos que fazer caso o peso estagne.
A ESCADA NUTRICIONAL DUKAN
É muito importante ter o controle total da sua perda de peso. É um livro pequeno, existe versão E-book (tem download gratuito no Google), mas se quiser comprar, custa em torno de R$20,00. Se decidir fazer a Dieta Dukan, acesse o site e faça o cálculo do peso. É gratuito e é partir desse cálculo que você saberá quantos dias de cada fase terá que fazer. Clique aqui para saber seu peso ideal sem custo. Claro que cada pessoa vai reagir de uma maneira a dieta e perda de peso de modo geral. Pra mim, para minha realidade, a Dieta Dukan caiu como uma luva.
A ESCADA NUTRICIONAL DUKAN
Tive um bom resultado e se preciso fosse, faria novamente. Conheço pessoas que não se adaptaram a dieta, e passaram mal.
Pra não falar que não tive nada, senti bastante enjoo e dor de cabeça no 3o dia de ataque, mas segundo o livro, isso é efeito da cetose. Depois, parou e não tive mais. Até hoje consumo muito iogurte natural e farelo de aveia, principalmente no café da manhã. Diminui bastante o consumo de frutas, mas aumentou em 80% o consumo de hortaliças. Tenho consumido menos grãos, e a única coisa que tenho dificuldades em controlar é massa. Eu amo demais.
Meu último conselho para quem pretende iniciar uma dieta pelos próximos dias, é que tenha certeza de que está pronta (o). Não comece sem ter 100% de certeza de que só vai parar quando chegar no peso desejado. Sério, não fique se sabotando, isso só piora as coisas.
TODOS OS LIVROS DIETA DUKAN
É importante que comece e vá até o fim. Estude bem a dieta que for fazer, para que se um dia você parar de perder peso, saiba como reagir.
A chances de você desistir da dieta porque ficou uma semana sem eliminar 1gr são enormes. E a gente só não se sabota, quando tem plano A, B, C e D. rsrs.
Espero que tenham gostado do meu relato de perda de peso e se quiserem trocar ideias comigo sobre a Dieta Dukan, deixe um comentário abaixo. 😉 Beijos, Cassis.