Molho bolonhesa na slow cooker é unanimidade na minha casa, todos adoram. Faça um molho encorpado e delicioso.
A panela slow cooker veio com tudo e dentre as muitas vantagens que esse tipo de cozimento têm, o que mais gosto é de ter a liberdade de deixá-la cozinhando e ir fazer outras coisas.
No início desse mês fiz uma sessão de comidas na slow cooker e preparei comida para o mês inteiro. Essa receita faz parte de uma série de posts onde vou contar um pouco de como foi a experiência, além de dar dicas e truques para que você possa fazer na sua casa também.
Se ainda tem dúvidas se vale a pena comprar uma slow cooker, espero que minhas receitas possam te ajudar a traçar um novo caminho na cozinha.
MOLHO BOLONHESA NA SLOW COOKER
CassisMolho bolonhesa é unanimidade na minha casa, todos adoram. E quando feito na slow cooker, os sabores se acentuam ainda mais, deixando o molho encorpado e delicioso.
Tempo de preparação 15 minutos mins
Tempo de Preparo 30 minutos mins
Tempo total 45 minutos mins
Curso Molhos
Cozinha Brasileira
Porções 12 porções
Calorias 70 kcal
Ingredientes
- 1 colher de sopa azeite
- 1 unidade cebola média picada
- 1 unidade cenoura picada
- 3 dentes alho
- 2 colheres de sopa extrato de tomate
- 1 kg carne moída
- 2 colheres de chá sal
- 1/2 colher de chá tomilho
- 1/2 colher de chá orégano
- 1/2 colher de chá pimenta do reino
- 1 pitada noz moscada
- 1 xícara de chá leite integral
- 1 xícara de chá vinho tinto seco
- 4 latas tomate pelado picado
- 1 unidade folhas de louro
Instruções
- Aqueça o azeite em uma frigideira grande. Adicione a cebola, cenoura e cozinhe até a cebola ficar translúcida e os legumes levemente cozidos, de 6 a 8 minutos.
- Adicione o alho e extrato de tomate e cozinhe até que o alho é perfumado, cerca de 30 segundos. (Se a sua frigideira não é grande o suficiente para acomodar a carne também, transfira os legumes para slow cooker e continue a cozinhar só com a carne).
- Acrescente a carne, quebrando-a em pedaços com uma colher de pau e cozinhe até que ela perca a cor avermelhada. Adicione 1 colher de chá de sal, o tomilho, orégano, pimenta e noz-moscada.
- Junte o leite e deixe ferver em fogo alto. Continue fervendo até que o liquido tenha reduzido quase completamente, cerca de 10 minutos. Acrescente o vinho e deixe ferver até reduzir novamente, cerca de 10 minutos. Usando uma escumadeira, transfira a mistura de carne para a tigela da slow cooker.
- Abra as latas de tomate e transfira os tomates para slow cooker, esmagando-os com auxílio de um garfo até ficarem em pequenos pedaços.
- Adicione a folha de louro na slow cooker e mexa tudo junto.
- Cubra a panela e cozinhe no modo LOW (baixo) por 6 horas.
- Na última meia hora de cozimento, verifique o molho. Se parece como uma sopa, remova a tampa para permitir que qualquer excesso de líquido evapore e o molho reduza. Se parece um pouco seco, misture um pouco de água. O molho deve ficar grosso e cremoso.
- Sirva o molho sobre o macarrão com queijo parmesão polvilhado por cima, ou utilize em uma lasanha. Na geladeira dura 5 dias ou pode ser congelado por até 3 meses.
Video
Notas
Instruções para fazer em panela tradicional: Você pode fazer essa receita em uma panela de fundo grosso tradicional (preferência ferro fundido). Prepare a receita seguindo a mesma ordem da slow cooker, tampe e cozinhe por 2-3 horas em fogo brando – verificar o molho a cada hora para ver como ele está e adicionar mais água conforme necessário, principalmente se o fundo da panela ficar seco.
Dobrar a receita: Esta receita congela tão bem que muitas vezes eu faço um lote duplo e congelo o excedente. Duplique todos os ingredientes, exceto a folha de louro.
Palavra-chave molho bolonhesa, slow cooker
Posts Relacionados
Sobre CassisCassis Boeno é fotógrafa profissional de comida e confeiteira. Suas receitas testadas na cozinha e tutoriais passo a passo completos dão aos leitores a confiança para cozinhar do zero sem erros. Cassis tem receitas publicadas no Buzzfeed, Catraca Livre e é parceira de conteúdo do Pinterest Brasil.