Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Esse molho de tomate vai bem com diversos aperitivos. Experimente com esses palitinhos de provolone ou torradinhas temperadas. Fica sensacional!

Molho de tomate picante

03 de Fevereiro, 2015 por
Esse molho de tomate vai bem com diversos aperitivos. Experimente com esses palitinhos de provolone ou torradinhas temperadas. Fica sensacional!
Molho Tomate Picante | Cozinha Legal
Molho de tomate é um dos meus favoritos, principalmente quando o assunto é massa. Tomate de maneira geral é algo que sempre gostei, e parece que passei isso para Tarsila. Simplesmente não rendem, é comprar e acabar. Por isso esse molho está aqui hoje, essa é minha singela homenagem a algo que amo tanto. <3

Esse molho de tomate picante retirei de um dos livros que mais gosto e uso, o Nigellissima, da Nigella Lawson. Minha irmã me presenteou a um tempo atrás e foi amor a primeira vista. Tenho também o Na Cozinha com Nigella, mas desse eu tive mais fracassos que sucesso. O Nigelissima, até o momento, é só sucesso. :D

No livro a autora sugere de acompanhamento polenta frita, mas quando vi esses palitinhos de pão cobertos com provolone não resisti e comprei uma porção. Não sabia nem o que faria com eles, mas estavam tão bonitos que não resisti mesmo. Sou fraca com comida bonita (e gostosa!).

Como o preparo é prático e fácil, é perfeito para petiscar. Sinta-se livre para utilizar outros acompanhamentos, o palitinho de provolone foi o escolhido da vez, mas vai muito bem também com torradinhas temperadas. =) 


Molho Tomate Picante | Cozinha Legal

Molho Tomate Picante | Cozinha Legal
Rendimento: 4 porções
Tempo total:
Disponível em:
Por:

Ingredientes

Azeite de oliva: 2 colheres de sopa
Alho: 2 dente(s)
Pimenta calabresa: 1/2 colher de chá
Vinho tinto: 2 colheres de sopa
Tomate pelado picado: 1 lata(s)
Sal: 1/2 colher de chá

Modo de preparo

- Em uma panela pequena e que tenha tampa, coloque o azeite e os dentes de alho descascados (pode colocar os dentes de alho inteiros mesmo, não precisa picar) e frite até o alho ficar dourado. Neste momento, retire a panela do fogo, misture a pimenta calabresa e deixe o azeite esfriar um pouco. 
- Em seguida, adicione o vinho (tenha cuidado, como o azeite esta quente, pode ser que respingue gordura). 
- Quando parar de respingar, volte a panela para o fogo e adicione os tomates enlatados e o sal. 
- Deixe levantar fervura, e depois abaixe o fogo para o mínimo, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos. 
- Passados os 10 minutos, coloque o molho em uma tigela refratária e deixe esfriar. Remova os dentes de alho e prove o tempero, se desejar, adicione mais um pouco de sal.
- Pode ser servido quente ou frio. 

NOTAS: Se quiser um molho mais homogêneo e sem pedaços de tomate, espere o molho esfriar e então bata no processador de alimentos ou liquidificador. 
Na foto estão como saíram da panela, adoro tomates cozidos! 

Deixe um comentário

Molho Tomate Picante | Cozinha Legal
LOGIN