Mais alguém passou a infância se deliciando com cucas caseiras??? Pois é, lembro com muitos detalhes o quanto eu amava cuca. Comprávamos praticamente toda sexta-feira, na mercearia da esquina.
Se não me falha a memória, só vendiam com a farofa, sem frutas. Mas quem se importa, era bom do mesmo jeito.
Minha mãe era uma excelente padeira, sempre fazia pães caseiros deliciosos, mas a cuca, sabe-se la porque ela preferia comprar pronta.
De uns meses eu estava aguada por comer cuca. E parece que ninguém mais vende, ou eu ando tão distraída que não percebi. Perguntei a pessoas conhecidas e que sabem muito de cuca qual a melhor receita, me falaram que cuca era basicamente um bolo com cobertura de açúcar e manteiga.
Meu sinal de alerta ligou imediatamente. Desde quando cuca tinha se transformado em bolo?? Onde eu estava que não vi isso?? Achei estranho, mas foi o que eu mais ouvi nos últimos tempos.
Pra mim, cuca é pão, e não bolo. Pelo menos era assim que os sulistas do MT faziam as cucas que eu comia quando criança.
Não me permiti fazer uma cuca-bolo. E fiquei a espera de um milagre, a espera da receita da minha infância…
E como eu cheguei nessa receita??? Da maneira mais simples e banal possível: olhando a receita sugerida pelo fabricante da farinha de trigo!! Imaginem minha emoção ao ver essa receita, que é simples e exatamente do jeito que eu procurava. Ganhei o dia com essa cuca, pela alegria de reencontrar a receita de uma das minhas comidas preferidas e pelo sabor, que é divino.
Cuca de pêssego
CassisINGREDIENTES
Massa
- 1/2 envelope fermento biológico seco instantâneo
- 2 colheres de sopa açúcar
- 2 e 1/2 xícara de chá farinha de trigo
- 3/4 xícara de chá leite morno
- 2 colheres de sopa margarina
- 2 unidades ovos ligeiramente batidos
- 1/4 colher de sopa sal
Cobertura
- 3 unidades pêssegos fatiados em meia lua
- 1/2 xícara de chá farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá açúcar
- 2 colheres de sopa manteiga
- 1/4 colher de sopa canela em pó
Modo de preparo
- Massa: Em uma vasilha, misture bem o fermento, o açúcar, 1/4 xic chá de farinha de trigo e 1/4 xic chá de leite morno, até obter um creme espesso. Adicione a margaria, os ovos, o sal e aos poucos o restante do leite alternando com a farinha de trigo. Bata com uma colher de pau, até desprender do fundo da vasilha. Coloque a massa em uma forma para pão untada, espalhe bem. Cubra com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume.
- Depois que a massa crescer, cubra com os pêssegos fatiados e reserve.
- Cobertura: Em uma vasilha, misture o restante dos ingredientes, formando uma farofa e polvilhe sobre a massa.
- Asse e forno médio (180º), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que inserindo um palito no centro, ele saia limpo.
1 comentário em “Cuca de pêssego”
Adorei a receita da cuca de pêssego que vocês compartilharam. Sério, eu nunca imaginei que poderia fazer uma sobremesa tão deliciosa em casa! O texto estava tão bem explicado que até eu, que não sou muito experiente na cozinha, consegui seguir as instruções sem problemas.
O pêssego é uma das minhas frutas favoritas, então fiquei super empolgada quando vi essa receita. E o toque da canela por cima da massa crocante ficou simplesmente incrível! Com certeza vou experimentar fazer essa cuca no próximo fim de semana para surpreender minha família. Muito obrigada por compartilharem essa maravilha conosco!