Faça pão italiano caseiro em alguns passos simples e nunca mais compre pão pronto. Receita fácil e prática, mesmo para quem nunca fez.
Uma das várias coisas boas de se morar em uma cidade fria e que a gente vive de fato o outono-inverno, e junto dessas estações temos muitos pães, caldos, sopas, biscoitos…. Galera, eu amo o frio! =D
E foi aqui que comi pela primeira vez sopa no pão italiano. Porque como vocês sabem, eu nasci em uma cidade que só existe verão, e por lá é um pouco raro comer sopa, assar pão caseiro e essas coisas que a gente só se anima a fazer no frio. Mas mesmo lá sendo muito quente, uma tradição que minha mãe nunca deixou acabar foi a da panificação. Praticamente todo sábado tínhamos pão caseiro fresquinho para comer, tenho boas memórias desse tempo.
Eu ficava literalmente na barra da saia da minha mãe, porque sempre achei fantástico fazer pão caseiro. Até hoje me emociono ao ver uma massa fermentar, assar e aquele cheiro maravilhoso que se espalha na casa quando o pão está no forno.
Se você não tem o hábito de preparar pães caseiros, talvez essa seja uma boa hora para começar e essa seja a receita perfeita pra isso. Te dou alguns bons motivos:
Primeiro: Não precisa sovar!
Segundo: Você só vai sujar UMA bacia, e nada mais.
Terceiro: Rende muito. Dois pães enormes, ou quatro médios.
Quarto: Ter pão caseiro fresco ao seu alcance!
Cinco: Cada pão custa menos de R$1,00, sim, UM REAL!!!
Já te dei alguns bons motivos para ir já pra cozinha e começar a fazer seu próprio pão italiano caseiro. Um bom uso, além de claro comer com manteiga e esquentar na chapa, é usá-lo como bowl para sopa ou creme.
Então, vamos fazer pão italano?
Se você fizer essa receita, lembre-se de nos contar o que achou. É só deixar um comentário abaixo, nós adoramos saber a sua opinião.
E não se esqueça de tirar uma foto e marcá-la com a tag #cozinhalegal no Instagram. Nós adoramos isso!
Até mais!
Cassis.
Pão italiano caseiro
CassisINGREDIENTES
- 6 e 1/2 xícara de chá farinha de trigo
- 1 e 1/2 colher de sopa fermento biológico seco instantâneo
- 1 e 1/2 colher de sopa sal
- 3 a 3 e 1/2 xícara de chá água morna
Modo de preparo
- Em uma bacia grande, misture a farinha de trigo, o sal e o fermento.
- Em seguida, acrescente a água aos poucos (comece com 3 xícaras, e se a massa ficar seca, acrescente aos poucos no máximo mais 1/2 xícara) e mexa bem com uma colher de pau. Não precisa sovar, você só quer que todos os ingredientes fiquem bem incorporados uns aos outros.
- Cubra a bacia com filme plástico, mas deixe ele um pouco frouxo. Deixe crescer até dobrar de volume em um local seco e arejado, esse primeiro crescimento pode levar até 2 horas. Se o clima estiver muito frio, ligue o forno por 5 minutos, desligue, e coloque o pão para crescer lá dentro.
- Depois que o pão tiver crescido, forre uma assadeira rasa com papel manteiga e unte com um fio de azeite. Caso você não tenha uma assadeira rasa, use uma assadeira comum virada de cabeça para baixo.
- Passe farinha de trigo nas mãos, e corte a massa em 4 partes iguais. Com as mãos, molde o pão. Não se preocupe com o fundo do pão, o importante é que o topo fique bem liso e esticado.
- Coloque o pão moldado na fôrma, mantendo um bom espaço entre eles. Deixe crescer novamente por mais 40 minutos. Dessa vez não precisa cobrir, só deixe crescer em um lugar seco e arejado (pode ser dentro do forno desligado)
- Depois do pão crescido, com uma faca ou tesoura, faça um X ou jogo da velha (#) na parte da cima. Isso é importante pois ajudará o pão a expandir enquanto assa. Polvilhe farinha de trigo no topo do pão.
- Preaqueça o forno a 230º por no mínimo 20 minutos. Quanto mais quente o forno estiver, melhor.
- Asse por 25-35 minutos, ou até que o topo do pão esteja com cor de caramelo.