Qualquer um pode fazer este pão caseiro. Ele é simplesmente infalível, não precisa sovar e tem o sabor único do pão feito em casa. É só misturar todos os ingredientes e voilà. Pão caseiro sem sova rápido e fácil!
Eu amo trabalhar com massas, seja para fazer macarrão, pães caseiros e qualquer outro tipo de receita em que o ingrediente base seja a farinha de trigo, eu estou dentro.
A exceção dos celíacos de verdade, levar uma dieta livre de glúten deve ser a coisa mais chata desse mundo.
Tem que ter muita força de vontade para resistir a um pão caseiro desses, e eu não faço mais parte desse tipo. Hoje em dia me sinto melhor com uns quilos a mais do que ter que viver sem massas.
Minha maneira de controlar a equação pão x ganho de peso foi preparando cada vez mais nossos próprios pães e massa em geral, pelo menos já gasto um pouco das calorias adquiridas antes de me esbaldar nessas delícias. hehe Esse pão caseiro sem sova é a coisa mais linda desse mundo, é super fácil de fazer, e elimina uma parte mais chata que é a de sovar.
Confesso que nem sempre estou com disposição para ficar sovando pão, e nesses dias me sinto grata de ter descoberto essa receita.
Aliás, essa é uma das grandes vantagens da fermentação longa, você não precisa ficar sovando horas e horas. O fermento faz todo trabalho de trabalhar o glúten por você. Só amor. rs
Essa massa aceita bem variações, fiz uma versão com cobertura de gorgonzola e ficou maravilhosa. Já fiz redondo também e dá pra usar como bowl de sopa. nhammm É isso minha gente, espero que gostem de mais essa receita. E qualquer dúvida é só deixar uma comentário que eu respondo!
PÃO CASEIRO SEM SOVA COM GORGONZOLA
PÃO CASEIRO SEM SOVA INTEGRAL
PÃO DE FORMA CASEIRO (TIPO PULLMAN)
Pão caseiro sem sova fácil (pão preguiçoso!)
Ingredientes
- 6 xícaras de chá farinha de trigo
- 1 e 1/2 colher de sopa Fermento biológico seco instantâneo
- 1 e 1/2 colher de sopa Sal
- 3 xícara de chá Água morna
Instruções
- Em uma bacia grande, misture a farinha de trigo, o sal e o fermento.
- Em seguida, acrescente a água aos poucos (comece com 3 xícaras, e se a massa ficar seca, acrescente aos poucos no máximo mais 1/2 xícara) e mexa bem com uma colher de pau. Não precisa sovar, você só quer que todos os ingredientes fiquem bem incorporados uns aos outros.
- Cubra a bacia com filme plástico, e faça furos no plástico com um palito de dentes. Deixe crescer até dobrar de volume em um local seco e arejado, esse primeiro crescimento pode levar até 2 horas.
- Depois que o pão tiver crescido, leve para geladeira e deixe lá por 12-24h.
- No dia seguinte, unte com manteiga e enfarinhe com trigo uma assadeira rasa, ou utilize o fundo de uma assadeira comum.
- Passe farinha de trigo nas mãos, e corte a massa em 2 partes iguais. Com as mãos, molde o pão no formato desejado. Eu apenas estiquei para formar um pão comprido. Não se preocupe com o fundo do pão, o importante é que o topo fique bem liso e esticado.
- Coloque o pão moldado na fôrma, mantendo um bom espaço entre eles. Deixe crescer por 30 minutos, mas dessa vez não precisa cobrir, só deixe crescer em um lugar seco e arejado (pode ser dentro do forno desligado).
- Depois do pão crescido, faça um corte no topo utilizando uma faca de serra afiada ou estilete. Isso é importante pois ajudará o pão a expandir enquanto assa. Polvilhe farinha de trigo no topo do pão.
- Preaqueça o forno a 230º por no mínimo 20 minutos. Quanto mais quente o forno estiver, melhor.
- Asse por 25-35 minutos, ou até que o topo do pão esteja com cor de caramelo.