O bolinho de bacalhau é delicioso e fácil de fazer. Veja aqui como fazer com poucos ingredientes e passo a passo com vídeo. Poucos aperitivos são mais a cara do Brasil como o Bolinho de Bacalhau. Dificilmente alguém irá dizer não para uma porção que acabou de ser feita. Ele é crocante, tem aquele sabor delicioso de peixe, macio por dentro e combina com quase tudo.
Não tem tempo ruim para bolinhos de bacalhau, concorda comigo? Sempre que vou para Ribeirão Preto paro para almoçar ou comer no Novo Mercadão da Cidade. O que mais gosto de lá é a cultura do petisco, da boa comida e boa bebida.
A especialidade dos restaurante é comida de boteco e comida portuguesa. É um lugar onde você encontrará facilmente os melhores cortes de peixes, frutos do mar e uma variedade enorme de produtos importados.
E foi lá que provei um dos melhores bolinhos de bacalhau que alguém pode fazer. A porção, generosa, serviu muito bem 4 adultos famintos. Comemos, brindamos, nos divertimos e depois voltamos pra casa com aquele gosto de quero mais.
Leia mais: COMO DESSALGAR BACALHAU RÁPIDO
O problema é que em São Carlos não temos nada parecido com isso. Então, restou a mim, desvendar os segredos do bolinho de bacalhau com batata mais saboroso do mundo e voltar para esse momento de muita alegria quando eu bem entender.
Segue abaixo a receita do melhor bolinho de bacalhau do mundo.
Perguntas frequentes sobre bolinho de bacalhau
Molho para acompanhar bolinho de bacalhau
Não existe regra, mas um molho que vai bem com qualquer peixe é o molho tártaro. Para fazer o molho é muito simples e você vai precisar de:
½ xícara de chá maionese
½ colher de chá mostarda amarela
1/4 xícara picles de pepino picado
1/4 de xícara de chá de picles de cenoura
1 colher de sopa de alcaparras picadas
1 colher de sopa suco de limão
Misture tudo e sirva em seguida.
Porque meu bolinho de bacalhau desmanchou no óleo?
Isso acontece porque o óleo está muito quente e o bolinho muito mole. A textura correta da massa é aquela que você consegue modelar sem que grude nas suas mãos.
Qual a temperatura ideal para fritar bolinho de bacalhau?
A temperatura ideal é a média, ou seja, nem muito alto nem muito frio. Se o óleo estiver muito quente o bolinho vai ficar cru por dentro, se estiver muito frio vai encharcar.
Leia mais: BACALHAU À GOMES DE SÁ: RECEITA PORTUGUESA
Como fritar bacalhau sem desmanchar?
Untar muito bem a frigideira, isso quer dizer que não para ter dó de usar azeite. Deixe então ficar quente, coloque o bacalhau com a pele para baixo e só vire uma vez. Nada de ficar virando a todo instante pois peixe é uma carne sensível e que desmancha fácil.
Pode fritar bolinho de bacalhau congelado?
Sim! Bolinho de bacalhau é perfeito para congelar. Quando for fritar, lembre-se de deixar o óleo ou azeite em temperatura média, assim o bolinho fica crocante por fora e cozido por dentro.
Me siga no Instagram @cozinhalegalblog e TikTok @cozinhalegalblog para mais receitas fáceis, práticas e dicas infalíveis.
❤ Cassis.
Receita de bolinho de bacalhau
CassisINGREDIENTES
- 250 g Bacalhau em lascas dessalgado
- 250 g Batata
- 1 unidade Cebola média picada
- 2 dentes Alho picado
- 1/2 xícara de chá Salsinha picada
- 2 colheres de sopa Farinha de trigo
- 1 xícara de chá Farinha de rosca
- quanto baste Óleo para fritura
- a gosto sal
Modo de preparo
- Descasque e pique as batatas. Coloque em uma panela média, cubra com água e leve ao fogo para cozinhar até ficarem macias (cerca de 7 minutos depois de ferver).
- Escorra a água das batatas e amasse-as para formar um purê. Reserve.
- Coloque o bacalhau em uma panela, cubra com água e leve ao fogo para cozinhar. Quando a água ferver, conte 5 minutos e desligue o fogo.
- Escorra a água, transfira o bacalhau para um prato. Com cuidado, pois esta quente, retire a pele e as espinhas do peixe.
- Desfie com a ajuda de dois garfos.
- Em uma frigideira média, refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite. Acrescente o bacalhau desfiado e cozinhe por alguns minutos. Adicione a salsinha picada, prove e se necessário tempere com um pouco de sal.
- Massa do bolinho: Para fazer a massa do bolinho, acrescente em uma tigela grande o purê de batatas, o bacalhau temperado e a farinha de trigo. Misture até formar uma massa homogênea.
- Com duas colheres, faça pequenas porções e passe pela farinha de rosca. Para ser mais rápido, você pode fazer pequenas bolinhas com a massa.
- Coloque óleo suficiente para cobrir os bolinhos em uma panela. Leve ao fogo alto até atingir a temperatura de fritura.
- Aos poucos, frite os bolinhos até ficarem dourados. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer o excesso de óleo em cima de uma papel toalha.
- Sirva em seguida.