Veja aqui como preparar pão caseiro sem sobra com gorgonzola. Com poucos ingredientes você vai aprender toda a técnica desse pão fácil. Essa é a receita mais espetacular que me aconteceu na cozinha nos últimos tempos.
Ingredientes para fazer pão caseiro sem sova com gorgonzola
Com apenas alguns ingredientes simples, como farinha de trigo, fermento biológico seco, sal, água morna e o toque especial do gorgonzola picado, você está prestes a criar um pão deliciosamente aromático e cheio de personalidade. Para fazer essa receita você vai precisar de:
- Farinha de trigo
- Fermento biológico seco instantâneo
- Sal
- Água morna
- Gorgonzola picado
Siga os passos descomplicados e mergulhe na experiência de assar um pão fresco, macio por dentro e com uma crosta dourada, que certamente vai te conquistar. Transforme sua cozinha em uma verdadeira padaria com esta receita cativante.
Como fazer pão que não precisar sovar
Descubra o segredo por trás do preparo de um pão delicioso sem a necessidade de sova. Esta técnica simplifica o processo de fazer pão, permitindo que você faça um pão fresco e saboroso sem o esforço de amassar a massa.
- Misture farinha, sal, fermento e água, sem necessidade de sovar.
- Deixe crescer, refrigere por 12-24h, modele e deixe crescer novamente.
- Acrescente queijo gorgonzola, faça cortes no topo e asse até obter uma cor de caramelo.
Com esse método fácil, você terá um pão caseiro com textura perfeita e sabor marcante, ideal para saborear em qualquer ocasião. Para ver o modo de preparo completo, com todos os detalhes desse processo de fazer pão sem sova, siga até o final da página. Lá compartilho tudo que aprendi ao longos dos anos fazendo essa receitas muitas vezes.
Minha jornada pelo mundo do pão caseiro
Acontece que fazer pão caseiro é algo que pode se tornar facilmente trabalhoso, fazer muita sujeira e a chance de dar errado é considerável. Encontrar a receita perfeita ao seu paladar é algo vital para você ter sucesso no mundo dos pães caseiros.
Minha mãe fazia uma receita que nunca consegui replicar em casa. Tentei, tentei e nunca ficava nem parecido com o que ela fazia. Decidi então desbravar o mundo do pão caseiro por minha conta e risco.
Foram anos errando aqui e ali, hora ficava bom, hora dava tudo errado (isso com a mesma receita). EU simplesmente não conseguia repetir a mesma receita e obter o resultado que esperava.
Quando estava quase entregando os pontos e me conformando com a ideia de comer pão de padaria para o resto da minha vida, descobri o livro The New Artisan Bread in Five Minutes a Day: The Discovery That Revolutionizes Home Baking, que em português quer dizer: “O pão artesanal em cinco minutos por dia: A descoberta que revolucionou o padeiro caseiro”. O título era tentador, e eu resolvi folhear pra ver o que poderia aprender com ele.
E aprendi muito, muito mesmo. O livro é maravilhoso para quem quer se aventurar na produção caseira de pães artesanais, tem desde o fermento caseiro, a massa básica, pães italianos, franceses, básicos do dia-a-dia. É pão que não acaba mais! rs
Com o tempo fui me soltando e fazendo versões diferentes do Pão Caseiro Sem Sova, que é o pão básico indicado no livro. Da para variar bastante, acrescentar ervas aromáticas como manjericão, tomilho, alecrim. Alterar o tipo de queijo para cobri-lo, acrescentar na massa um pouco de presunto picadinho…
A massa do pão sem sova é maravilhosa, ela não é pesada, e você não precisa ficar sofrendo e sovando para ele dar certo. É impressionante como qualquer pessoa consegue fazer essa receita, incluindo as mais descrentes na produção artesanal de pão como eu estava.hehe
Quando fizer, não se esqueça de nos marcar no Instagram @cozinhalegalblog. Adoramos acompanhar as experiências de vocês na cozinha!
Pão caseiro sem sova com gorgonzola
CassisINGREDIENTES
- 6 xícaras de chá Farinha de trigo
- 1 e xícaras de chá xícaras de chá Fermento biológico seco instantâneo
- 1 xícaras de chá Sal
- 3 xícara de chá Água morna
- 100 g Gorgonzola picado
Modo de preparo
- Em uma bacia grande, misture a farinha de trigo, o sal e o fermento.
- Em seguida, acrescente a água aos poucos (comece com 3 xícaras, e se a massa ficar seca, acrescente aos poucos no máximo mais 1/2 xícara) e mexa bem com uma colher de pau. Não precisa sovar, você só quer que todos os ingredientes fiquem bem incorporados uns aos outros.
- Cubra a bacia com filme plástico, e faça furos no plástico com um palito de dentes. Deixe crescer até dobrar de volume em um local seco e arejado, esse primeiro crescimento pode levar até 2 horas.
- Depois que o pão tiver crescido, leve para geladeira e deixe lá por 12-24h.
- No dia seguinte, unte com manteiga e enfarinhe com trigo uma assadeira rasa, ou utilize o fundo de uma assadeira comum.
- Passe farinha de trigo nas mãos, e corte a massa em 2 partes iguais. Com as mãos, molde o pão no formato desejado. Eu apenas estiquei para formar um pão comprido. Não se preocupe com o fundo do pão, o importante é que o topo fique bem liso e esticado.
- Coloque o pão moldado na fôrma, mantendo um bom espaço entre eles. Deixe crescer por 30 minutos, mas dessa vez não precisa cobrir, só deixe crescer em um lugar seco e arejado (pode ser dentro do forno desligado).
- Depois do pão crescido, faça um corte no topo utilizando uma faca de serra afiada ou estilete. Acrescente queijo gorgonzola por cima dos pães.
- Preaqueça o forno a 230º por no mínimo 20 minutos. Quanto mais quente o forno estiver, melhor.
- Asse por 25-35 minutos, ou até que o topo do pão esteja com cor de caramelo.