Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Pão italiano caseiro

13 de Maio, 2015
Pão italiano caseiro | Cozinha Legal
Uma das várias coisas boas de se morar em uma cidade fria e que a gente vive de fato o outono-inverno, e junto dessas estações temos muitos pães, caldos, sopas, biscoitos.... Galera, eu amo o frio! =D

Pão italiano caseiro | Cozinha Legal
E foi aqui que comi pela primeira vez sopa no pão italiano. Porque como vocês sabem, eu nasci em uma cidade que só existe verão, e por lá é um pouco raro comer sopa, assar pão caseiro e essas coisas que a gente só se anima a fazer no frio. Mas mesmo lá sendo muito quente, uma tradição que minha mãe nunca deixou acabar foi a da panificação. Praticamente todo sábado tínhamos pão caseiro fresquinho para comer, tenho boas memórias desse tempo. 

Pão italiano caseiro | Cozinha Legal
Eu ficava literalmente na barra da saia da minha mãe, porque sempre achei fantástico fazer pão caseiro. Até hoje me emociono ao ver uma massa fermentar, assar e aquele cheiro maravilhoso que se espalha na casa quando o pão está no forno. 

Pão italiano caseiro | Cozinha Legal
Se você não tem o hábito de preparar pães caseiros, talvez essa seja uma boa hora para começar e essa seja a receita perfeita pra isso. Te dou alguns bons motivos:

Primeiro: Não precisa sovar! 
Segundo: Você só vai sujar UMA bacia, e nada mais. 
Terceiro: Rende muito. Dois pães enormes, ou quatro médios.
Quarto: Ter pão caseiro fresco ao seu alcance! 
Cinco: Cada pão custa menos de R$1,00, sim, UM REAL!!! 

Pão italiano caseiro | Cozinha Legal
Já te dei alguns bons motivos para ir já pra cozinha e começar a fazer seu próprio pão italiano caseiro. Um bom uso, além de claro comer com manteiga e esquentar na chapa, é usá-lo como bowl para sopa ou creme. 
Então, vamos fazer pão italano? 

Pão italiano caseiro | Cozinha Legal
Se você fizer essa receita, lembre-se de nos contar o que achou. É só deixar um comentário abaixo, nós adoramos saber a sua opinião. 
E não se esqueça de tirar uma foto e marcá-la com a tag #cozinhalegal no Instagram. Nós adoramos isso! 

Até mais! 
Cassis. 

Ingredientes

Farinha de trigo: 6 e 1/2 xíc. (chá)
Fermento biológico seco instantâneo: 1 e 1/2 colher de sopa
Sal: 1 e 1/2 colher de sopa
Água morna: 3 a 3 e 1/2 xíc. (chá)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo:
Disponível em:

Modo de preparo

- Em uma bacia grande, misture a farinha de trigo, o sal e o fermento. 
- Em seguida, acrescente a água aos poucos (comece com 3 xícaras, e se a massa ficar seca, acrescente aos poucos no máximo mais 1/2 xícara) e mexa bem com uma colher de pau. Não precisa sovar, você só quer que todos os ingredientes fiquem bem incorporados uns aos outros. 
- Cubra a bacia com filme plástico, mas deixe ele um pouco frouxo. Deixe crescer até dobrar de volume em um local seco e arejado, esse primeiro crescimento pode levar até 2 horas. Se o clima estiver muito frio, ligue o forno por 5 minutos, desligue, e coloque o pão para crescer lá dentro. 
- Depois que o pão tiver crescido, forre uma assadeira rasa com papel manteiga e unte com um fio de azeite. Caso você não tenha uma assadeira rasa, use uma assadeira comum virada de cabeça para baixo. 
- Passe farinha de trigo nas mãos, e corte a massa em 4 partes iguais. Com as mãos, molde o pão. Não se preocupe com o fundo do pão, o importante é que o topo fique bem liso e esticado. 
- Coloque o pão moldado na fôrma, mantendo um bom espaço entre eles. Deixe crescer novamente por mais 40 minutos. Dessa vez não precisa cobrir, só deixe crescer em um lugar seco e arejado (pode ser dentro do forno desligado)
- Depois do pão crescido, com uma faca ou tesoura, faça um X ou jogo da velha (#) na parte da cima. Isso é importante pois ajudará o pão a expandir enquanto assa. Polvilhe farinha de trigo no topo do pão. 
- Preaqueça o forno a 230º por no mínimo 20 minutos. Quanto mais quente o forno estiver, melhor. 
- Asse por 25-35 minutos, ou até que o topo do pão esteja com cor de caramelo.

Para porções individuais, corte a massa 8.

Adaptado do The Italian Dish Blog

Deixe um comentário

Pão italiano caseiro | Cozinha Legal

LOGIN