Moqueca de peixe rápido, fácil e absolutamente delicioso ! Postas de peixe fresco cozidos em um caldo com cebola, tomate, pimentões e leite de coco. Não sei porque demorei tanto tempo para fazer moqueca de peixe, mas tem sido daquelas receitas que faço com muita frequência,
Assim como a paella de frango que ensinei outro dia, a moqueca de peixe (moqueca em geral), não é algo que eu encontro fácil por aqui.
Então, quando quero comer, tenho que fazer ou pagar uma pequena fortuna. E eu bem sei que não são pratos exigentes, são, na verdade, super simples de fazer.
Não era do meu costume nem comprar peixe, tenho um certo trauma com espinhas e por isso fiquei muitos anos sem comer.
Outro fator que me segurava na hora de comprar peixe para fazer em casa era o cheiro que ficava depois. Moro em apartamento e isso não me agradava nem um pouco.
Até que descobri o prazer de fazer moqueca de peixe em casa. E meu Deus! Que coisa maravilhosa.
É muito fácil de fazer, muito mesmo. Acho que é um dos pratos mais práticos que tenho feito ultimamente.
Afinal, qual o segredo de fatiar tudo, fazer camadas e cozinhar? Pois é, nenhum. Ainda mais se você, assim como eu, já se acostumou a preparar refeições completas do zero.
No dia que preparei essa moqueca baiana, estava com muita vontade e acabei comprando o único peixe que tinha em postas e fresco no supermercado.
Sei que não é o mais indicado, mas pra mim já valeu. O ideal é fazer com peixe branco do mar, mas usei um peixe de rio.
Como fiz só para o pessoal de casa, achei que tudo bem. Baianos, por favor não me matem. Eu só estava com muita vontade de comer moqueca de peixe e isso era o que tinha pra hoje.
De qualquer maneira, se tua ideia é fazer a receita de moqueca de peixe a baiana o mais fiel possível, sugiro comprar postas de peixe branco como cação e robalo.
Mas não se deixe intimidar pela falta do peixe ideal, moqueca é maravilhosa de qualquer maneira. Compre um bom peixe fresco e faça com o que tem disponível, combinado?
Bjo, bjo
Cassis.
Moqueca de peixe fácil
CassisINGREDIENTES
- 1 unidades limão
- 1 colher de chá sal
- 1 unidade pimentão amarelo fatiado
- 1 unidade pimentão vermelho fatiado
- 2 unidades tomates fatiados
- 200 ml leite de coco
- 1 clher de sopa azeite de dendê
- 3 colheres de sopa coentro picado
Modo de preparo
- Tempere as postas de peixe com o sal e o suco de limão. Espalhe bem e reserve.
- Em uma panela de ferro ou barro média faça uma camada com metade da cebola, dos tomates e dos pimentões.
- Por cima, coloque as postas do peixe, salpique metade da coentro, cubra com o restante da cebola, tomate e pimentões. Acrescente o caldo de limão da marinara, o leite de coco e o azeite dendê.
- Leve a panela ao fogo alto até ferver com a panela tampada, quando levantar fervura abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, ou até que o peixe fique macio ao toque do garfo.
- Desligue o fogo e salpique o restante do coentro. Sirva em seguida com farofa de banana e arroz.