Inscreva-se para ganhar um eBook de receitas GRÁTIS.

Cozinha Legal

Pode congelar queijo? Na maioria dos casos, a resposta é sim! E aqui está tudo que você precisa saber sobre como fazer isso.

Como congelar queijo: tudo que você precisa saber sobre como fazer isso

14 de Outubro, 2021 por
Pode congelar queijo? Na maioria dos casos, a resposta é sim! E aqui está tudo que você precisa saber sobre como fazer isso.

Pode congelar queijo? Na maioria dos casos, a resposta é sim! E aqui está tudo que você precisa saber sobre como fazer isso.

Desde que me tornei mãe, congelar alimentos se tornou quase que uma obsessão. E congelar queijo é mais um dos muitos alimentos que eu congelo. 

Com algumas exceções, queijo é um produto que congela muito bem. E aqui está tudo que você precisa saber sobre como congelar queijos. 

O queijo muda depois de congelado? Depende. 

Queijos com alto teor de gordura se saem melhor no congelamento / descongelamento, enquanto que queijos mais úmidos não se dão tão bem com o processo. 
Um pedaço de queijo brie ultra cremoso jamais deve ser congelado. Muçarela fatiada de supermercado? Congele sem medo de ser feliz. 

Com algumas exceções, o queijo que foi descongelado não é tão bom para ser consumido puro, o ideal é utilizar em algum preparo, como risotos. 

No caso de muçarela, prato e provolone funcionam bem depois de congelados, pois possuem um alto teor de gordura, o que na prática faz com que ele não perca sua textura original depois de descongelado. 

De qualquer maneira, o ato de congelar e descongelar não tira do queijo sua capacidade de derreter tão pouco seu sabor, utilize para fazer queijo quente, sopas e risotos. 

Queijos que congelam bem

Como dito acima, alguns tipos de queijos firmes e mais gordurosos congelam super bem. Porém, alguns desses queijos podem perder a textura ao descongelar, se for utilizar para cozinhar isso não será um problema. 
  • Muçarela
  • Prato
  • Provolone
  • Meia cura
  • Parmesão
  • Queijo canastra
  • Cheddar
  • Queijo coalho

Queijos que não pode congelar 

Queijos macios, azuis e com alto teor de umidade não devem ser congelados, pois formam cristais de gelo e perdem totalmente a estrutura. 
  • Brie
  • Cream cheese
  • Cottage
  • Gorgonzola
  • Frescal
  • Queijo Minas Frescal
  • Requeijão

Como embalar o queijo para congelar 

Se o queijo estiver aberto, embale muito bem em plástico filme, de no mínimo 2 voltas completas. Coloque dentro de um saco tipo zip e depois é direto para o freezer. Lembre-se de marcar a data que você abriu a embalagem e também a data que foi congelado. 

No entanto, se o queijo estiver na embalagem original (incluindo papel alumínio), pode ir direto ao congelador sem precisar embalar no plástico antes. 

Quanto tempo o queijo dura no freezer?

Queijos duros em pedaços duram muito tempo no congelador, cerca de 6 meses se bem embalado. Muçarela, provolone, prato e cheddar duram cerca de 4 meses. 

Queijos fatiados ou ralados duram um pouco menos pois possuem mais área de absorção, nesse caso o prazo de validade é de 3 meses. 
Queijo ralado também dura cerca de 3 meses no freezer. 

Como descongelar queijo congelado

O ideal é descongelar o queijo dentro da geladeira de uma noite para outra, um pedaço médio vai levar cerca de 8 horas para descongelar completamente. É recomendado deixar em temperatura ambiente por 30 minutos antes de consumir, assim ele ficará mais fácil de ser manipulado. 

O motivo pelo qual você deve considerar congelar queijo

Ao longo dos 12 meses do ano, o queijo e derivados de leite em geral, variam muito de preço. Em época de chuvas, como primavera e verão, ficam mais baratos, em tempos de seca, mais caros. 

Ao notar essa volatilidade de preço, comecei a fazer um pequeno estoque de muçarela em fatias. 

Faço porções suficientes para o consumo semanal, cerca de 400g. O segredo é congelar nas porções que sua família consome semanalmente. Dessa maneira, você evita o desperdício e economiza dinheiro nos meses em que o queijo fica mais caro. 

Como armazenar queijos frescos na geladeira 

Queijos como brie, camembert, roquefort e gorgonzola o ideal é embalar primeiro em papel manteiga ou papel especial para queijo. 

Nunca deixe esses queijos na parte mais gelada da geladeira, sempre armazene na gaveta de legumes, pois é o lugar menos frio e mais fechado. Dessa maneira o queijo poderá respirar evitando assim o desenvolvimento de bactérias e fungos indesejáveis. 

E aí, me conta como se você já congelava queijo antes, quais costuma congelar ou se ficou com alguma dúvida sobre o processo, deixe um comentário aqui embaixo que nós te responderemos o mais breve possível. 
Rendimento: 2 porções
Tempo total:
Categoria: dicas culinárias
Cozinha: básico da cozinha
Disponível em:
Por:
Palavras-chaves: como congelar queijo, muçarela, parmesão, provolone, queijo prato, dicas de cozinha

Deixe um comentário

como congelar queijo, muçarela, parmesão, provolone, queijo prato, dicas de cozinha
LOGIN