Fazer Batata Gratinada é mais fácil do que você imagina. Com alguns poucos ingredientes você prepara uma receita deliciosa que todos irão adorar. Essa receita de batata gratinada foi uma das primeiras que fiz quando decidi que iria cozinhar “sério” que teria um blog e que algum dia viveria disso. Não lembro exatamente de onde veio a inspiração, mas fui adaptando ao longo dos anos para ficar mais próxima do meu gosto.
Como fazer batata gratinada no forno
O molho branco (molho béchamel) faço a mesma receita a alguns anos. Já havia testado outras receitas, mas achei essa mais simples de executar.
A maioria pede para acrescenter o leite aos poucos, e a minha versão é mais direta: coloque o leite todo de uma vez e mexa loucamente, para não empelotar tudo.
Se por algum azar da vida, seu molho branco empelotar, passe-o pela peneira. Pronto, seu problema foi resolvido! 😛
Preparar o molho branco é a parte mais difícil dessa receita de batata gratinada, depois é fazer camadas alternadas com as batatas fatiadas e o molho branco.
Se você é daquelas pessoas que amam muito queijo, pode fazer camadas com queijo muçarela. Nesse caso, coloque por cima do molho e finalizar com parmesão.
Como você verá no vídeo, coloco sal apenas na primeira camada das batatas. Isso porque o queijo parmesão já é bem salgado e fico com medo de desandar tudo se colocar muito sal.
Batata gratinada no forno
Batata gratinada é daqueles acompamentos que eu adoro, e que praticamente ninguém consegue recusar. Agrada a praticamente todos os paladares.
Além de delícia e de ser relativamente simples de fazer, batata gratinada combina com uma infinidade de pratos principais. Vai bem com carne gralhada, cogumelos salteados, carne assada … e por ai vai.
Eu poderia ficar falando por muito sobre batatas gratinadas, sobre minha paixão por esse acompanhamento, sobre o quanto acho fácil e simples de fazer, o quanto agrego valor ao restante da mesa. Mas vou parar por aqui.
A receita para fazer o molho branco tem em vídeo também, sugiro dar uma olhada para não ter erro na hora de preparar ai na sua casa.
Também sugiro ver o vídeo da receita da batata gratinada que postei no youtube, como parte da minha série de receitas de família. Essa foi a receita #19 de mais algumas que virão.
Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário no formulário abaixo.
Batata Gratinada no Forno Fácil
CassisINGREDIENTES
- 3 unidades Batata lavadas, sem casca e fatiada bem fina
- Sal a gosto
- 50 g parmesão
Molho branco
- 1 colher de sopa manteiga
- 1 colher de sopa farinha de trigo
- 500 ml leite
- noz moscada opcional
Modo de preparo
- Molho branco: Em uma panela de fundo grosso, coloque a manteiga e leve ao fogo médio até derreter.
- Assim que ela derreter, acrescente a farinha de trigo, abaixe o fogo e cozinhe mexendo sempre por 3 minutos (ou até dourar).
- Incorpore o leite e mexa sem parar. Cozinhe em fogo alto até começar a ferve, abaixe o fogo e cozinhe por mais 5 minutos.
- Desligue, ajuste o sal e salpique noz moscada a gosto.
- Cubra com plástico filme até encostar na superfície do molho e reserve.
- Batata gratinada: Preaqueça o forno a 170. Unte um refratário médio com manteiga e reserve.
- Descasque e fatie as batatas em fatias finas.
- Faça uma camada com metade das batatas, tempere com sal, cubra com metade do creme.
- Repita o processo, finalizando com o queijo parmesão.
- Cubra com papel alumínio e leve para assar no forno por 30 minutos.
- Retire o papel alumínio e volte ao forno para grelhar o queijo.
- Estará pronto quando o queijo estiver derretido e bem dourado.
- Sirva em seguida.
Faça também
50 melhores ideias de jantar para um domingo preguiçoso com a família, Bolo de laranja simples e Cupcake de chocolate sem batedeira!
Quando fizer, não se esqueça de nos marcar no instagram @cozinhalegalblog. Adoramos acompanhar as experiências de vocês na cozinha!