O prato nacional do Brasil é a feijoada! E não por menos, essa receita de feijoada simples é completa e inclui todos os acompanhamentos tradicionais. Sempre fui uma grande fã de feijoada, acho um prato simples em sua essência mas muito saboroso e que sustenta por horas. A maneira mais fácil e menos estressante de cozinhar para um grande número de pessoas é preparar um ensopado.
Receita de feijoada simples para todas as ocasiões
E é justamente nesse hall de receitas que eu coloco a feijoada. Não que não seja possível preparar feijoada para uma ou duas pessoas, mas sempre que penso em feijoada, penso também em muita gente para ser alimentada.
O que mais gosto dessa receita de feijoada é que ela pode ser feita no dia anterior e reaquecida no dia em que for consumida. Aliás, eu até prefiro feijoada feita na véspera. Os sabores se acentuam e ela fica mais gostosa ainda.
É também um prato que pode facilmente ser congelado, não vai perder sabor ou textura. Você não precisa jogar nada fora caso sobre alguma coisa. Congele e tenha feijoada pronta sempre que quiser.
Se tens medo de panela de pressão, é só fazer a sua feijoada em uma panela comum. O ideal é que seja de ferro ou barro, para o cozimento ser mais lento e uniforme.
Fazer essa receita de feijoada pra mim é quase uma terapia, faço sem pressa, seguindo os tempos de cada carne. Por isso gosto tanto de preparar na véspera.
Além de todo a delícia que é comer uma feijoada, pra mim é um prato comemorativo. Combina muito bem com arroz branco e couve refogada.
Dificilmente irá encontrar algum brasileiro que não goste. Tanto é que existem versões vegetarianas, de peixe, de boi. Opções não faltam, porque o que todo mundo quer é comer uma boa feijoada.
É também um prato barato de fazer, nessa versão fiz utilizando costelas de porco, linguiça calabresa defumada, paio e bacon.
Caso goste, acrescente orelhas de porco para deixar o caldo ainda mais encorpado. Prepare uma deliciosa farofa de ovo e aproveite!
Não sou muito fã de feijoada com orelha, focinho e pele de porco. Quando como feijoada fora de casa, eu não me sirvo com essas partes. Se tiver convidados mais sensíveis, sugiro retirá-los antes de servir.
Que feijoada é unanimidade no Brasil, disso ninguém duvida. Eu espero que você goste tanto da minha versão de feijoada como meus amigos e familiares. Porque eu simplesmente amo.
Ainda tem dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderei assim que possível.
Faça também: 30 Receitas Fáceis Para Fazer Hoje Mesmo
Quando fizer, não se esqueça de nos marcar no Instagram @cozinhalegalblog. Adoramos acompanhar as experiências de vocês na cozinha!
Receita de feijoada simples
CassisINGREDIENTES
- 500 g feijão preto
- 200 g bacon
- 200 g paio
- 200 g linguiça calabresa
- 200 g costelinha de porco
- 200 g carne seca dessalgada
- 2 unidades cebola picada
- 6 dentes alho picado
- 1 unidade folhas de louro
Vinagrete
- 1 unidade cebola picada
- 1 colher de sopa salsinha picada
- 2 unidades tomate picado
- 1/4 xícara de chá azeite de oliva
- 1 xícara de chá vinagre de maçã
- sal a gosto
Couve refogada
- 1 maço couve manteiga fatiada
- 1 colher de sopa azeite
- sal a gosto
Modo de preparo
- Feijoada. Coloque o feijão em um recipiente, cubra com água e deixe de molho por no mínimo 1 hora
- Em uma panela grande e funda, refogar a costelinha de porco, o bacon picado, o paio fatiado, a linguiça calabresa fatiada e a carne seca picada. Reserve.
- Refogue a cebola picada, o alho e o junte a folha de louro.
- Volte as carnes para a panela, junte o feijão escorrido e cubra com água.
- Cozinhe por 3 horas ou até o grão ficar macio e o caldo engrossar. Se necessário, acrescente mais água.
- Prove o sal, e se necessário, acrescente mais um pouco.
- Couve. Leve ao fogo uma frigideira quente, quando estiver bem quente acrescente o azeite e refogue a couve até ficar macia. Tempere com sal a gosto. Reserve.
- Vinagrete. Em uma tigela média, acrescente todos os ingredientes e mexa bem. Reserve.