Saiba a diferença entre o merengue italiano, suíço e francês e para que cada um deles serve.
O merengue nada mais é do que uma preparação aerada que consiste de claras batidas com açúcar.
E o que diferencia os diferentes tipos de merengues é o modo de preparo de cada um deles. Mas todos são feitos a partir da mistura de claras batidas e açúcar.
A criação do merengue não tem data exata, pois esse tipo de preparação (clara batida + açúcar) faz parte da culinária a muito tempo. O nome merengue sim tem data, e surgiu por volta de 1691 pelo chef francês François Massialot, que foi um chef conhecido por atender a realeza francesa de sua época.
Veja abaixo a diferença entre eles e para que servem:
Merengue italiano
Claras batidas + calda de açúcar.
Para preparar o merengue italiano bata as claras em velocidade baixa e acrescente aos poucos a calda de açúcar em ponto de bala mole.
Quando terminar de acrescentar a calda, aumente a velocidade e bata até que esfrie. O merengue está pronto quando formar picos firmes no batedor. O merengue italiano é muito utilizado no preparo de macarrons e decoração de bolos.
Merengue suiço
Claras cruas + açúcar cozidos em banho-maria.
Cozinhe as claras cruas e o açúcar em banho-maria até chegar na temperatura de 50º ou o açúcar se dissolver por completo, em seguida, transfira para batedeira e bata até atingir picos firmes.
O merengue suíço é um variante do merengue italiano, pois em ambos as claras passam por um processo de cocção (cozimento).
A vantagem desse merengue é que ele é mais simples de fazer que o merengue italiano pois você não precisa fazer uma calda antes, mas é preciso muito cuidado para não acabar cozinhando as claras durante o banho-maria. O ideal é que a temperatura não passe dos 50º.
Muito utlizado em buttercream e tortas.
Merengue francês
Claras em neve + açúcar
Esse é o mais simples de todos os merengues, basta bater as claras em velocidade baixa e aos poucos acrescentar o açúcar, quando terminar o açúcar aumente a velocidade e bata até formar picos firmes no batedor.
Ele é ideal para fazer suspiros e pavlovas. Não é recomendado para decoração de bolos, pois as claras estão cruas.
Independente de qual método você irá escolher para fazer o seu merengue, é importante seguir corretamente a indicação da receita. Se pedir merengue suíço, faça suíço, nada de tentar encurtar caminho e fazer o merengue francês, hein?!. hehe.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e envie sua mensagem que nossa comunidade irá te ajudar. Fotos: Pixabay
Até, Cassis.