Você não precisa mais implorar para sua avó fazer Rosquinha de Pinga! Em menos de 30 minutos é possível preparar essa receita e tomar com um cafezinho bem fresquinho. Não tive nem avó para implorar por umas boas rosquinhas de pinga, aprendi a apresciar essa iguaria da confeitaria brasileira logo cedo.
Minha mãe sempre comprava de uma moça e eu amava aquilo com a força da minha vida. Amava mesmo.
A moça parou de vender, mudamos de cidade e eu fiquei anos sem comer essas rosquinhas de pinga. Até que encontrei essa receita, fiz, comi, fiz de novo, comi mais um tanto. É difícil parar de comê-las.
São muito fáceis de fazer, e tirando a cachaça, o restante dos ingredientes provavelmente você terá em cada. Viu, não precisa nem ir para o supermercado. O açúcar de confeiteiro pode ser substituído por açúcar refinado comum, mas se você quiser que fique como na foto precisa usar o açúcar de confeiteiro mesmo.
Já fiz uma receita de rosquinha de coco usando essa mesma massa, mas ao invés de banhar na cachaça banhei no leite de coco e passei pelo coco ralado. Ficou divina também!
A massa dessa rosquinha de pinga é muito versátil e pode ser saborizada com outras coisas além do coco ralado. Pode passar pela água e depois no açúcar, polvilhar canela, acrescentar um pouco de erva doce à massa e por aí vai.
Como você pode notar, essa é uma receita muito fácil de fazer, não exige muito conhecimento na cozinha e rende muito bem.
É também um excelente produto para vender. Faça pacotes com 10 unidades e venda por até R$5,00. Apesar de levar cachaça, o álcool evapora todo, sendo uma receita segura para crianças. Fica apenas o sabor.
Mas novamente, você pode substituir a cachaça por outro saborizante. Experiente usar uma mistura de água filtrada com essência de baunilha. Fica demais!
Espero que você goste desta receita tanto quanto eu gosto. Adoro prepará-la durante as férias, juntar as crianças e fazer muita bagunça. Elas adoram. Caso tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo.
Faça também: 30 Receitas Fáceis Para Fazer Hoje Mesmo
Quando fizer, não se esqueça de nos marcar no Instagram @cozinhalegalblog. Adoramos acompanhar as experiências de vocês na cozinha!
Rosquinha de pinga fácil e rápida
CassisINGREDIENTES
- 2 xícara de chá farinha de trigo
- 1 colher de chá fermento em pó
- 3 colheres de sopa leite
- 5 colheres de sopa açúcar
- 1 unidade ovo
- 4 colheres de sopa margarina
Finalização
- 1/2 xícara de chá cachaça
- 1/2 xícara de chá açúcar de confeiteiro
Modo de preparo
- Preaqueça o forno em temperatura média (160°C. Unte com margarina uma assadeira retangular grande. Reserve.
- Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes e misture bem, até formar uma massa. Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos.
- Divida a massa em 6 partes e faça um cordão. Corte pequenos pedaços e faça um cilindro, junte as duas pontas do cilindro para formar uma argolinha.
- Transfira a argolinha para a assadeira e repita o processo com o restante da massa.
- Leve para assar até que fique levemente dourada.
- Retire do forno e passe as rosquinhas pela pinga e depois no açúcar.
- Conservar em pote vem fechado. Consumir em até 7 dias.